O bairro de Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera é um dos mais antigos da cidade. Sua idiossincrasia mostra a vida comercial da Barcelona medieval, uma das mais importantes do Mediterrâneo naquela época. Como todos ou a maioria dos bairros do distrito de Ciutat Vella, um grande número de imigrantes escolheu este pequeno e histórico bairro de Barcelona para morar.
Assim como os bairros vizinhos de El Gòtic e La Barceloneta, possui ruas estreitas e pouco iluminadas, praças com muitos bares e terraços, e joias arquitetônicas que despertam muita curiosidade, algumas quase esquecidas ou desconhecidas para quem não estiver atento.
Uma de suas regiões, a área de El Born, pertencente ao sub-bairro de La Ribera, é conhecida por ser uma das mais boêmias e culturais de Barcelona. Caso você queira alugar uma residência em um bairro eclético, cultural, diversificado e boêmio, este é o seu lugar.
O bairro de Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera é composto por três sub-bairros com identidade própria. O primeiro é o de Sant Pere, surgido em torno de um mosteiro de freiras beneditinas chamado Sant Pere de Puel·les, situado na Plaça de Sant Pere.
O segundo o sub-bairro é o de La Ribera, a referência econômica por excelência entre os séculos XIII e XV, em plena Idade Média. Prova disso está no nome de suas ruas, relacionadas aos ofícios típicos daquela época. O bairro de La Ribera distingue-se por duas áreas diferenciadas: La Ribera, mais popular, onde os preços dos apartamentos são mais acessíveis, e onde há muitos imigrantes; e El Born, mais boêmio e cultural, com apartamentos de design elegante, amplos, com tetos altos e preços elevados.
Finalmente, o sub-bairro de Santa Caterina, caracterizado por suas ruas estreitas e entrelaçadas, com uma aparência bem medieval. O belo mercado de Santa Caterina é ideal para aqueles que querem curtir a Barcelona mais autêntica, e conhecer sua inigualável cozinha mediterrânea.
Todo o bairro em si tem excelentes conexões com outras áreas de Barcelona, além de restaurantes, bares, locais de entretenimento e praças boêmias. Os preços são altos, especialmente em El Born, que se tornou um dos bairros mais procurados por artistas e criadores de todo o mundo.
Logicamente, quando formos passear pelo bairro, não podemos perder a oportunidade de visitar o convento de Santa Caterina, em estilo gótico catalão, e nem de passar no mercado de Santa Caterina, recentemente remodelado, e cuja cobertura de mosaico multicolorido é espetacular.
As iguarias que são vendidas nesse mercado são maravilhosas. O mercado gótico, localizado na praça Pla de Palau, também é muito interessante. A Basílica de Santa Maria del Mar é de visita obrigatória, assim como o popular Parc de la Ciutadella, sede do Zoológico de Barcelona.