O Gòtic é um dos bairros mais bonitos da Ciudad Condal, com ruas serpenteantes e cheias de pequenos tesouros medievais. É o bairro mais centralizado e antigo de Barcelona, onde podemos admirar seu passado medieval em todo seu esplendor.
Restos romanos, carolíngios, visigodos e iberos também constituem o bairro, e estão presentes, também, em diversas partes de Barcelona. A quantidade de pontos turísticos é diretamente proporcional à dos estabelecimentos de todo tipo no bairro.
Conhecido como o bairro da cultura, o Gòtic está repleto de museus e construções municipais de grande valor arquitetônico. Suas ruas, estreitas e escuras, guardam o encanto dos centros históricos de qualquer bairro, e nela encontramos lojas fascinantes, algumas delas centenárias.
A maioria das ruas do bairro Gòtic é exclusiva para pedestres, por óbvias limitações de espaço. Os apartamentos são, em geral, pequenos e com pouca luz, mas têm o encanto das vigas de madeira, quintais e os tetos de abóbada catalã.
Você encontrará muitas casas reformadas e bem desenhadas. O bairro tem muitos serviços, mercearias, bares e restaurantes, espaços de lazer, lojas de roupas e acessórios, e lojas de artesanato e materiais para desenho.
A área possui uma rede de transportes com ótimas conexões, e é bastante fácil chegar a praticamente qualquer outro local de Barcelona, até mesmo a outros municípios e províncias catalãs.
Alugar nesta zona do histórico distrito de Ciutat Vella garante uma maravilhosa oferta cultural, além de serviços variados e de ótima qualidade. Ainda que o bairro seja muito massificado, especialmente devido à grande presença de turistas, se você estiver buscando um lugar animado, cultural, encantador e cheio de história, esse é o seu lugar.
O bairro Gòtic é um grande tesouro, repleto de monumentos históricos, cada um com seu encanto especial. De um lado, temos a área judaica de Barcelona, conhecida como “El Call”. Do outro, a basílica gótica de Sant Just i Pastor, que data do século XIV, a basílica Santa Maria del Pi, a imponente Catedral de Barcelona, as áreas de Santa Anna, La Mercè e a do Palau de la Generalitat.
Outros pontos de visita imprescindível são o Portal de l’Àngel, que é uma das áreas comerciais mais importantes de Barcelona, a Plaça Reial, lotada de restaurantes e opções de lazer, o Museu d’Història de Barcelona, a igreja de Sant Felip Neri, com os vestígios da Guerra Civil visíveis em seus muros, o Palau Episcopal, a Estàtua Eqüestre de Ramón Berenguer III, que foi originalmente desenhada por Josep Llimona, em 1880, e os restos romanos que pertenciam ao Templo do imperador Augusto.