O bairro de El Raval é um dos mais ecléticos de Barcelona. Muito cosmopolita, é uma região bem diversificada do ponto de vista cultural, devido à chegada de pessoas de todas as nacionalidades, entre eles imigrantes de origem europeia, árabe, sul-americana e asiática.
Embora, ultimamente, existam alguns problemas ligados ao aumento do valor do aluguel, provocado pela gentrificação, é um bairro ideal para pessoas boêmias, que gostam de passar um bom tempo na rua, e de curtir, a poucos metros de casa, as várias opções de restaurantes, bares e entretenimento multicultural.
Outro ponto positivo do bairro de El Raval é que está situado bem ao lado do centro da cidade, algo que faz dessa área de Barcelona um importante lugar de cultura, serviços e boas conexões.
O bairro de El Raval está localizado no distrito de Ciutat Vella, a zona mais antiga da Ciudad Condal. É provável que o bairro tenha surgido da ampliação da primeira zona medieval, posterior às muralhas iniciais que delimitavam a urbe primitiva. Faz limite com o bairro de Poble Sec, em sua zona mais afastada do centro, e com o bairro Gòtic, na mais próxima.
A maioria dos edifícios do bairro é antiga. As casas, em geral, têm pequenas dimensões, e muitas delas passaram por reformas, pois esse é um dos bairros onde mais cresceu o valor do aluguel nos últimos anos.
Os preços são relativamente acessíveis, comparados com os de outros bairros da Ciutat Vella, mas é importante saber que a proximidade em relação ao centro faz com que os preços sejam maiores, pois Barcelona não é uma cidade barata.
O bairro conta com todos os serviços, muitos restaurantes de diversas culturas, além de várias opções de lazer noturno e bares.
As ruas mais importantes do bairro são Nou de la Rambla e Rambla del Raval, ambas cheias de estabelecimentos ecléticos, com restaurantes de diversas nacionalidades, e praças com muita vida. A rua de La Cera é famosa por ser o lar de vários cidadãos de origem cigana, e berço da célebre rumba catalã.
O nome da rua está ligado a uma letal doença que se espalhou por toda a Europa e fez milhares de vítimas, em uma época que as autoridades sanitárias contavam com precários meios de combate: a peste. Os moradores acendiam velas, e clamavam por proteção divina. A enorme quantidade de cera espalhada explica o nome da rua.
El Raval tem como pontos turísticos o mosteiro de Sant Pau del Camp, a igreja de Sant Agustí, o Mercat de la Boqueria, o Museu d’Art Contemporani (MACBA), o Palau Güell, e a original escultura El Gat de Botero, situada na Rambla del Raval.