Muitas pessoas que decidem alugar um apartamento em Barcelona têm problemas de locomoção. Por esse motivo, é importante poder escolher um imóvel que facilite o acesso a esse grupo de pessoas e, consequentemente, sua vida dentro da residência.
Em Barcelona, a maioria das ruas e avenidas tem rampas para que as pessoas que circulam em uma cadeira de rodas possam se locomover com maior autonomia pela cidade, sem precisar de ajuda. Os meios de transporte público, como o metrô e o ônibus, também estão adaptados para o acesso de pessoas com deficiência física.
Encontrar um apartamento em Barcelona com acesso para deficientes não é complicado. Morar no térreo é o ideal, com acesso direto à rua, ou que não tenha escadas.
Embora a maioria dos edifícios na capital catalã tenha um elevador, torna-se um problema para essas pessoas quando ele está danificado, algo que pode acontecer com uma frequência indesejada. Portanto, os térreos são a melhor opção. Em Barcelona, existem muitos lugares que foram reabilitados e transformados em residências. Alguns por razões arquitetônicas, outros devido à crescente demanda por esse tipo de imóvel, a maioria deles com terraços ou jardins, e outros para cobrir as necessidades das pessoas com problemas de locomoção.
Como havíamos mencionado, Barcelona está adaptada às pessoas com deficiência física, a fim de que elas possam aproveitar a vida na cidade com mais independência.
A maioria dos acessos às calçadas tem uma rampa nos degraus da faixa de pedestres, para que os cadeirantes não topem com o meio-fio. Há locais adaptados, também, em áreas populosas e centros públicos, como prédios governamentais, bibliotecas, clínicas, hospitais e áreas comerciais.
Algumas praias de Barcelona também têm acesso para deficientes, bem como na maioria dos ginásios municipais e centros sociais. Os meios de transporte público, como o metrô, o trem, trens metropolitanos da Generalitat de Catalunya e as linhas de ônibus metropolitanas, também estão habilitados para que as pessoas com deficiência física possam se locomover pela cidade com total autonomia.
Outro fator importante é que, em todo o território de Barcelona, existem muitas vagas de estacionamento exclusivamente para pessoas com deficiência, por isso, se você viajar de carro, não terá problemas para estacionar.
Os térreos com acesso para deficientes são abundantes em Barcelona, o que é básico para que esse grupo de pessoas escolha a capital da Catalunha como destino, seja para passar as férias, para um aluguel temporário ou para um aluguel de longo prazo.
Caso você esteja planejando alugar um imóvel na capital catalã e seja uma pessoa com deficiência física, em Barcelona você poderá visitar os lugares mais comuns com bastante autonomia, e ter uma vida muito mais independente.