O bairro de La Sagrada Família é um dos mais populares de Barcelona, devido à presença do grande monumento homônimo, que recebe centenas de turistas todos os dias. Este bairro pertence ao diferenciado distrito de l’Eixample, projetado pelo arquiteto Ildefons Cerdà, e que representa em si mesmo um dos melhores traçados urbanísticos feitos à época. O bairro tem muitos restaurantes, bares e cafeterias, além de estar bem conectado, e de ser mais popular e menos exclusivo que o de La Dreta de l’Eixample.
Portanto, é mais familiar, com casas grandes, centros de estudo e muitos supermercados e lojas de alimentos. Apesar de nele estar um dos monumentos mais importantes de Barcelona, La Sagrada Família não é um bairro massificado pelo turismo, como ocorre no distrito de Ciutat Vella, exceto nas ruas ao redor do monumento.
A história do bairro de La Sagrada Família teve seu início em meados do século XIX, quando alguns edifícios começaram a ser construídos onde, antes, havia terras agrícolas. Ainda há algumas casas baixas que foram as primeiras a ser construídas, cercadas por grandes edifícios construídos pelo plano urbanístico de l’Eixample.
A área é muito mais barata que a vizinha Dreta de l'Eixample ou l'Antiga Esquerra de l'Eixample, embora, ultimamente, o preço dos aluguéis em Barcelona tenha subido drasticamente, graças, sobretudo, ao fluxo turístico na cidade.
La Sagrada Família é um bairro basicamente familiar, com muitos serviços, escolas, creches e transporte público. O bairro é ideal para passar alguns dias, uma temporada ou viver em família, em uma área muito tranquila.
Logicamente, uma das coisas mais interessantes e imperdíveis do bairro é o famoso templo da Sagrada Família, um dos monumentos mais importantes da Catalunha e da Europa. Esta basílica, obra-prima do mestre do modernismo Antoni Gaudí, começou a ser construída em 1882, e ainda não foi terminada.
Este projeto arquitetônico é colossal e extremamente complexo, e, por isso, a data de término das obras permanece incerta. Outro ponto interessante do bairro de La Sagrada Família é a Avinguda de Gaudí, que liga diagonalmente o templo da Sagrada Família ao complexo arquitetônico do Hospital de Sant Pau.
Em 1985, passou por uma importante reurbanização, em que foi habilitada uma ampla zona de pedestres, o que facilitou a circulação das pessoas e promoveu a proliferação de lojas, restaurantes, bares e cafeterias.
Lá, você também verá muitos postes de luz datados de 1909, projetados pelo arquiteto Pere Falqués. A Plaça de Pablo Neruda também é de visita obrigatória, em que podem ser vistas várias pinturas artísticas feitas em paredes divisórias, entre as quais Balcons de Barcelona. Nela foi utilizada a técnica de trompe l'oeil (ilusão), que simula a fachada um edifício modernista de l’Eixample.