O distrito de Sant Andreu é um dos mais pitorescos, além de ser um dos que mais conserva o aspecto rural que o caracterizou no passado. É um distrito popular, muito familiar, e com preços baixos, comparados com outros valores na Ciudad Condal.
O distrito é dividido em sete bairros, cada um com uma determinada característica. Está situado ao norte da cidade, e faz fronteira com o rio Besós, Sant Adrià del Besòs, Santa Coloma de Gramanet e os distritos de Sant Martí, Horta-Guinardó e Nou Barris.
Se você estiver planejando alugar um apartamento em Barcelona em um distrito tranquilo e familiar, Sant Andreu pode ser uma ótima escolha.
O distrito de Sant Andreu é extenso, formado por sete bairros distintos entre si, e não é um excessivamente caro. Você encontrará uma vizinhança majoritariamente local, embora haja muitos imigrantes, como no distrito vizinho de Nou Barris.
Em certos bairros, há muitos jovens, pessoas solteiras ou casais que planejam formar uma família, atraídos pelo ar rural e tranquilo das ruas, com muitas áreas de casas pequenas com jardins e edifícios com poucos andares. Suas ruas estreitas e praças, cheias de bares de tapas e cafeterias, tornam o bairro comparável ao de Vila de Gràcia, por exemplo, mas bem mais barato.
Embora Sant Andreu não esteja perto do centro, o estilo do distrito é semelhante. Caso você tenha escolhido morar neste distrito, verá que alugar uma casa em Sant Andreu ou alugar um apartamento no bairro de La Sagrera te fará ter a sensação de estar indo morar em uma vila, apesar dos múltiplos serviços.
Se você estiver buscando uma área mais barata e familiar, você pode tentar alugar um imóvel no bairro de Navas.
Ou também alugar um apartamento no bairro de El Congrés i els Indians, ou alugar uma casa no bairro de Trinitat Vella.
Por último, tendo em conta que os apartamentos em Barcelona são muito caros, alugar um apartamento no bairro de Bon Pastor ou alugar um imóvel no bairro de Baró de Viver será mais econômico para o seu orçamento.
Um dos locais mais interessantes do distrito de Sant Andreu é La Casa Bloc, um exemplo de arquitetura racionalista mais destacados durante a Segunda República, nos anos 30 do século XX.
É uma arquitetura de linhas puras, simples e funcional, diferente do estilo elegante e muito ornamentado do modernismo catalão. No ano das Olimpíadas, em 1992, a Generalitat de Catalunya o considerou Bem de Interesse Cultural. Outro lugar importante no distrito de Sant Andreu é o centro comercial La Maquinista, o maior da Catalunha.