blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Eventos

A Diada de Catalunya 2018

Escrito por Rodrigo

A Diada Nacional de Catalunya é uma das festas mais simbólicas da cultura catalã sob os aspectos da política, cultura e sociedade. Trata-se de uma data em que o povo catalão reivindica seus direitos e sentimentos nacionalistas, acompanhados nos últimos anos por um crescente desejo independentista. Neste ano, o evento estará fortemente marcado pelas reivindicações populares oriundas do conflito político com o Estado espanhol. A Diada, entretanto, também proporciona outros eventos culturais ligados à história catalã. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco mais sobre a Diada de Catalunya 2018, e apresenta algumas sugestões de visitas culturais.

Artigo relacionado: Feriados em Barcelona

A Diada, um dia de cultura

Foto por Visual Hunt

A próxima Diada de Catalunya, organizada pela ANC (Assemblea Nacional Catalana), contará com um número recorde de manifestantes, e terá como grande objetivo exigir que a Catalunha se torne um Estado independente em forma de República. A data, porém, pode ser aproveitada sem entrarmos em questões políticas.

Uma das propostas culturais mais interessantes para a data é uma visita ao MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya). No dia 11 de setembro, a entrada no MNAC é franca. Além da excelente e cativante coleção artística, esse imponente museu tem uma localização bastante interessante. O MNAC está localizado no edifício representativo da avenida das fontes de Montjuïc, construído em 1929 para a Exposição Universal, organizada em Barcelona. Até o dia 14 de outubro, os visitantes terão a chance de verem uma singular exposição sobre Gala e Dalí, uma coleção de obras de arte renascentistas e barrocas, documentários, e a exposição permanente com obras artísticas que compreendem o período entre o Romantismo e o Modernismo.

Outra alternativa cultural para a Diada de Catalunya é visitar o Palau de la Generalitat e o Parlament de Catalunya. O horário de visitas é das 11h às 20h, e a entrada também é gratuita. Trata-se de uma imperdível ocasião para conhecer as principais edificações do governo catalão; o parlamento da Catalunha é considerado um dos mais antigos do mundo.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Foto por Visual Hunt

Nossa última proposta é o Museu d’Història de Catalunya, que terá uma programação especial no dia 11 de setembro. O horário de acesso livre é das 10h às 14h30, e os visitantes terão direito a uma sessão de visitas guiadas que explicarão os acontecimentos da Guerra de Sucessão, com foco nos momentos decisivos do dia 11 de setembro de 1714. Uma visita a esse museu é uma forma de entender um dos capítulos mais importantes da história da Catalunha e, consequentemente, o motivo e a data da realização da Diada de Catalunya.

O que acha das nossas propostas para a Diada de Catalunya 2018?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário