blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

A Fira de Santa Llúcia

Imagem de homem em uma tenda na Fira de Santa Llúcia
Escrito por Rodrigo

A Fira de Santa Llúcia é um dos mercados de Natal mais importantes de Barcelona. Com uma tradição secular, a Fira de Santa Llúcia tem uma das maiores ofertas de produtos específicos para o Natal. Há uma infinidade de elementos decorativos, árvores e numerosos itens que servem de enfeite para o presépio.

Neste artigo de ShBarcelona, ​​vamos falar sobre a história e os tipos de produto que você poderá comprar na Fira de Santa Llúcia, esse maravilhoso mercado de Natal da capital da Catalunha.

Artigo relacionado: Mercados natalinos de Barcelona

Tradição do Natal catalão: a Fira de Santa Llúcia

Imagem de visitantes na Fira de Santa Llúcia

Foto por Visual Hunt

A Fira de Santa Llúcia, tradicionalmente, começa no final de novembro, e tem mais de 270 estandes que vendem uma enorme quantidade de artigos natalinos, como presépios, árvores e produtos artesanais.

Você vai encontrar esses estandes em frente ao Pla de la Seu, na Avinguda de la Catedral , no bairro Gòtic.

A quantidade de itens à venda é tanta que podemos passar horas decidindo qual deles vamos levar. Uma coisa é certa: a sua árvore e a sua casa terão uma bela decoração, e tipicamente catalã.

A tradição local conta que, no século XVIII, meninas costureiras percorriam algumas vilas catalãs ao som de suas canções. Elas faziam aquilo exatamente no dia de Santa Llúcia, 13 de dezembro.

Aquelas garotas passaram a ser conhecidas como llucietes. Elas também tinham o costume de, após as missas, cantarolar pelas casas para ganhar umas esmolas. No grupo delas, havia uma moça que representava Santa Llúcia, e usava uma coroa de flores.

Ainda de acordo com as histórias contadas, aquelas moças, que praticavam atividades ligadas à costura, costumavam se encontrar no Parc de la Ciutadella, onde organizavam uma feira festiva. É provável, portanto, que essa seja a origem da Fira de Santa Llúcia.

Desde 1786, essa feira é montada em frente à Catedral, uma das mais populares da cidade. Você vai encontrar produtos artesanais de muito encanto, que vão levar o nível de decoração do seu lar para um patamar muito superior.

A Fira de Santa Llúcia tem tanto peso na Catalunha que duas personalidades da cultura nacional a incluíram em suas produções literárias: o aristocrata Rafael Amat e o folclorista Joan Amades.

Artigo relacionado: Prepare sua casa para o Natal

O que você pode encontrar na Fira de Santa Llúcia?

Imagem de troncos, representações do Tió de Nadal

Foto por Visual Hunt

Presépios e itens figurativos

Você vai encontrar uma interessante variedade de presépios e itens figurativos, elementos de iluminação, bolas e muitos outros produtos que deixarão a sua casa muito bem decorada para a data.

Árvores, plantas e flores

Nos estandes do mercado, você encontrará vários tipos de árvore natural destinadas à decoração de Natal, bem como artificiais.

Os destaques são os troncos utilizados para fazer o Tió de Nadal. Além disso, há raminhos da sorte, galhos de eucalipto e outras plantas e flores que podem ser usadas nas decorações natalinas.

Artesanato

É claro que, entre os produtos, há um monte que você pode comprar como presente, como roupas e outros produtos têxteis. Os artesanatos decorativos são imperdíveis, e seus preços são bastante populares.

Outros produtos típicos de Natal

No Natal catalão, os cânticos em família são bastante comuns, e sempre são acompanhados por comidas realmente deliciosas.

Alguns instrumentos musicais, como a popular zambomba (um tipo de tambor), também podem ser encontrados na Fira de Santa Llúcia, bem como pandeiros e outros produtos similares.

Datas de abertura e encerramento:

  • De 29/11/2019 a 23/12/2019

Horários do mercado:

  • Dias úteis: das 11:00 às 20:30
  • Feriados e vésperas de feriado: das 10:00 às 21:30

Onde:

Metrô mais próximo:

  • Sant Jaume, linha 4 (amarela)

O que você já comprou na Fira de Santa Llúcia?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário