blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

A Fundação Joan Miró

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

A capital da Catalunha é conhecida por sua ampla oferta cultural aos seus moradores e turistas. Se você estiver em Barcelona nestes momentos, reserve um tempo para ampliar seus conhecimentos histórico-culturais sobre a cidade. Neste artigo de ShBarcelona, falaremos sobre a Fundação Joan Miró, inaugurada em 1975, é o destino ideal para aqueles que querem conhecer um pouco mais o legado do artista Joan Miró e as mais contemporâneas criações artísticas.

Artigo relacionado: A Fundação Suñol

Joan Miró

Coleção Joan Miró

Foto por Visual Hunt

Joan Miró (1893 – 1983) nasceu em Barcelona. A ligação que Miró tinha com os objetos do cotidiano e a terra foi uma marca que caracterizou suas criações artísticas. Sua ideia era a de que suas obras não fossem ligadas a um movimento artístico determinado. Artista de renome internacional, Joan Miró é considerado um dos de maior prestígio do século XX, e teve seu nome imortalizado com a inauguração da Fundação.

A coleção

A Fundação Joan Miró reúne, atualmente, mais de 14.000 obras, entre as quais destacam-se 217 pinturas, 178 esculturas e cerca de 8000 desenhos. A maior parte da coleção foi doada pelo próprio Miró. Duas pessoas foram importantes na divulgação e exposição das obras do artista catalão: sua esposa, Pilar Juncosa, e Joan Prats, amigo de Miró.

As pessoas que visitam a Fundação encontram pinturas com traços surrealistas e obras ligadas à Guerra Civil Espanhola. Ricas em cores, as criações sobre tela de Joan Miró possuem um significado especial, independente de qualquer corrente artística pré-determinada.

Artigo relacionado: O Pavilhão Alemão de Barcelona

Exposições e atividades

Atividades na Fundação Joan Miró

Foto por Visual Hunt

As exposições temporárias na Fundação Joan Miró revelam obras de artistas de grande renome, oferecendo ao público a chance de estar em contato com diferentes fases artísticas.

As atividades propostas pela Fundação Joan Miró estão voltadas para famílias e centros de educação. A oferta de atividades é diversificada: oficinas, aulas, espetáculos e visitas às coleções permanentes e temporárias. Em cada uma das atividades, há informações detalhadas sobre o preço, o número máximo de visitantes, materiais usados, contatos para reserva e duração.

Contato

História e entretenimento em um só lugar. Assim é a Fundação Joan Miró, um grande destino para pessoas curiosas que gostam de um bom lazer cultural. Se você for uma dessas, entre em contato com a Fundação pelo telefone +34 934 439 470, ou pelo endereço eletrônico info@fmirobcn.org.

A Fundação Joan Miró está situada no Parc de Montjuïc, s/n. Clique neste link para ter acesso ao mapa e às opções de transporte.

Já frequentou a Fundação Joan Miró? O que achou?

A Fundação Joan Miró
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário