blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Acolhimento temporário de crianças em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Quando falamos de solidariedade com crianças carentes, às vezes pensamos que basta oferecer-lhes comida e outros tipos de doação, como materiais escolares e peças de vestuário. Tudo isso é muito necessário, mas devemos nos lembrar de que há pais que, por diversas circunstâncias, não podem tomar conta dos filhos por um determinado período. Os menores, então, são levados para centros de acolhimento que, apesar do esforço dos cuidadores, são frios e deprimentes. Neste artigo, ShBarcelona apresenta uma alternativa de ajuda a quem, desde muito cedo, tem de enfrentar grandes dificuldades na vida: o acolhimento temporário de crianças em Barcelona.

Artigo relacionado: Quanto custa uma creche em Barcelona?

Acolhimento temporal, uma opção altruísta que pode mudar a vida dos menores

Foto por Pixabay

Para muitos adultos, a vida pode ser tão complicada que, por diferentes razões, não conseguem criar os filhos. Entre esses motivos estão a dificuldade para conciliar a vida familiar com o trabalho, problemas de saúde e, em alguns casos, problemas legais. Consequentemente, muitas dessas crianças ficam sob tutela institucional, e os centros de serviços sociais devem intervir a fim de que os menores não fiquem desamparados. Os assistentes sociais e psicólogos analisam as necessidades do menor, e buscam as soluções mais adequadas. Em alguns casos, quando a necessidade de ajuda é momentânea, ou seja, somente enquanto as crianças não podem estar com os pais, evita-se que elas sejam levadas para centros de acolhimento, já que seria contraproducente para os menores. Em outras palavras, a solução buscada é o acolhimento temporário em uma família.

Em Barcelona, o acolhimento temporário é uma prática que já tem muitos anos, mas não possui tantos voluntários quanto a adoção definitiva. Geralmente, os casais voluntários têm o desejo de serem pais, e optam por adotar uma criança, em vez de passar apenas um curto tempo com ela. Por esse motivo, o acolhimento temporário, mais do que uma prática social necessária, é uma das opções mais solidárias e altruístas, já que o objetivo não é satisfazer a vontade de ser pais (boa parte dos acolhedores temporários já tem filhos), mas sim de ajudar crianças que passam por momentos duros devido à ausência dos pais.

Artigo relacionado: Barcelona para crianças

Foto por Pixabay

Existem diferentes formas de participação no programa de acolhimento temporário. Dependendo da necessidade dos menores, você poderá acolhê-los apenas por umas horas diárias, durante o fim de semana ou, em alguns casos, todos os dias por um período máximo de 6 meses. Para ser um acolhedor temporário, é preciso ter condições de seguir o rígido protocolo de admissão, a fim de que a criança possa ser acolhida com todas as garantias e segurança. As partes envolvidas devem estar conscientes de que o acolhimento é temporário, e de que o mais importante é o bem-estar dos menores. Para mais informações sobre o programa de acolhimento temporário de crianças em Barcelona, clique aqui.

O que acha desse tipo de acolhimento? Já pensou em ajudar crianças dessa forma?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário