blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
O que é preciso saber

Dicas para aprender e usar o catalão em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Morar em um país que não seja o de nossa origem significa, entre outras coisas, adaptar-se a uma nova cultura. É necessário ter a mente aberta aos novos hábitos, sabores, clima, notícias e idioma. Aprender uma língua requer esforço, regularidade e muita prática (oral, escrita, leitora e auditiva). Em Barcelona, existem dois idiomas predominantes nos meios de comunicação e nas conversas em geral: o catalão e o castelhano. Neste artigo, ShBarcelona traz dicas para aprender e usar a língua catalã em Barcelona. Querer aprendê-la te aproximará do coração dos catalães.

Artigo relacionado: Grandes motivos para aprender catalão

Motivos para aprender catalão

O catalão é um dos dez idiomas mais falados em toda a Europa

Foto por Visual Hunt

A razão mais elementar para aprendermos um idioma é podermos ser, no mínimo, bilíngues. Não há nada melhor que sermos capazes de compreender e dialogar em uma língua estrangeira. Alguns de nossos ídolos, por exemplo, não são brasileiros. Para que possamos entender o que eles publicam em suas respectivas redes sociais, precisamos saber o idioma deles.

O catalão não foge a esse paradigma. Atualmente, a língua catalã é propagada, com força, por meio de mídias com grande alcance social, como o site oficial do FC Barcelona e a ONG do catalão Plataforma per la Llengua. Em 2015, foi realizada uma publicação, em 50 dados, sobre o uso do catalão na Catalunha. Foi constatado que 45,5% das pessoas usavam o catalão como língua oficial no ambiente de trabalho. O castelhano era usado por 42,4%. Além disso, para cada grupo de dez pessoas na Catalunha, oito delas sabem falar em catalão, e 40% dos moradores de Barcelona o falam de maneira habitual.

A análise, em números, mostra a cada vez mais crescente presença da língua catalã em Barcelona e na Catalunha. Segundo dados de 2013, o catalão já era a sétima língua com mais falantes do continente europeu.

Além das provas numéricas, o catalão está presente nos avisos presentes em pontos turísticos, sendo usado, também, pelos guias de turismo. Muitos textos sobre a história de Barcelona e da Catalunha são publicados, exclusivamente, em catalão. Com tão bons motivos assim, aprender catalão é um item a ser marcado em sua agenda.

Artigo relacionado: Cursos online de catalão

Aprendendo catalão em Barcelona

Para aprender catalão em Barcelona, é necessário socializar-se

Foto por Visual Hunt

Um bom aprendiz linguístico deve estar atento ao leque de possibilidades de aprendizagem. É essencial que você busque a imersão linguística, ou seja, a exposição contínua ao idioma que deseja aprender. Livros físicos e digitais são de grande ajuda, mas você precisa viver a nova língua. Para vivê-la, visite centros de exposição histórica, vá a shows musicais e converse com as pessoas nos restaurantes. Não deixe que o medo de errar uma palavra te detenha. O erro faz parte de qualquer tipo de aprendizagem. A comunicação será vital para que sua adaptação a Barcelona seja uma experiência ainda mais agradável. Ouse! Fale em catalão, parla en català!

Como você aprende catalão em Barcelona?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário