blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Arts Santa Mònica

Escrito por Paula

Situado no número 7 da Rambla de Santa Mònica, Arts Santa Mònica é um centro cultural e de criatividade. O centro foi construído aproveitando a estrutura do antigo Convento de Santa Mónica da ordem dos Agustinos Descalzos. Este edifício do século XVII foi declarado monumento histórico-artístico de caráter nacional em 1984.

Quatro anos depois, o edifício começou a ser usado como sala de exposições, sendo inaugurado a 17 de Maio de 1988. Sua primeira exposição foi “El surrealismo en Cataluña, 1924-1936”.

artsDesde essa data o centro já recebeu mais de 150 exposições e centenas de conferências. O edifício passou por diferentes processos de restauração, tendo passado por várias etapas e mudado de nome diversas vezes durante os anos. Entre 1988 e 1995 era conhecido como Centre d’Art Santa Mònica. De 1995 a 2003 se focava na programação em catalão. Em 2003 passou a ser conhecido como CASM, o que terminou em 2009, quando mudou o seu nome para Arts Santa Mònica. Hoje é conhecido como Arts Santa Mònica, Centre de la Creativitat.

O centro tem como objetivo estudar, interpretar, produzir e exibir arte contemporânea, em especial a arte catalã.

Atualmente poderá ver a exposição Unseen, uma coleção de fotografias tiradas pela atriz Jessica Lange, This is the cover of a book (intervenção), Inventar lo posible. Una videoteca efémera en el marco del festival loop (exposição colctiva), Núria Güell. Mesures de Desajust. Cicle trets enemig del concert (exposição), RCR Arquitectes: Paper e X-Ville de Jordi Colomer (exposição).

Além de apresentar exposições e intervenções, o centro também é responsável por vários projetos, entre eles Arxiu_Dossiers, um projeto que reúne dossiers sobre várias gerações de artistas vivendo arts3e/ou trabalhando em Catalunha, com o objetivo de pesquisa e criar a oportunidade de dar a conhecer a arte catalã a um maior número de pessoas.

Arts Santa Mònica funciona entre as 11h e as 21h de terça a sábado e das 11h às 17h domingos e feriados. A entrada é gratuita.

O centro oferece visitas guiadas, sábados às 18h e domingos às 12h. Para participar de uma visita guiada deverá fazer reserva prévia através do número de telefone ou endereço de e-mail fornecidos no site.

Para chegar ao centro de artes poderá usar os ônibus 14, 20, 21, 36, 57, 59, 64, 91 e 157, ou a linha verde (L3) de metrô, saindo na paragem Drassanes.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário