blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Lazer e cultura

As Festas de Sant Martí

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Sant Martí é um dos maiores distritos de Barcelona, e é o segundo em extensão da Ciudad Condal. Compreende dez bairros, entre os quais estão: Camp de l’Arpa, El Clot, El Parc i la Llacuna del Poblenou, La Vila Olímpica, Poblenou, Diagonal Mar i Front Marítim, El Besós i El Maresme, Provençals del Poblenou, Sant Martí de Provençals e La Verneda i La Pau. Daqui a pouco tempo, na primeira quinzena de novembro, vários bairros desse distrito celebrarão suas festes majors. Neste artigo, ShBarcelona apresenta um pouco das festas de Sant Martí.

Artigo relacionado: História das festas de Gràcia

Principais festas no distrito de Sant Martí

Foto por Visual Hunt

O núcleo das festas de Sant Martí, onde acontece o maior número de atividades, é o bairro de La Verneda i La Pau. As festas desse distrito são uma homenagem ao santo padroeiro que dá nome à região. Sant Martí era um dos santos mais populares na Europa da Idade Média. La Verneda é o núcleo histórico do distrito, cuja antiguidade data do século XI. A igreja de Sant Martí, coração do bairro, havia se separado de Santa María del Mar, e manteve sua independência até o ano de 1897. Uma vez iniciado o século XX, o bairro de La Verneda foi novamente anexado a Barcelona. Até então, era um município habitado por gente do campo, e até a metade do século passado, manteve sua identidade rural. As áreas de cultivo e casas rurais (as masies, em catalão) deram lugar a diferentes projetos de urbanização, desenvolvidos ao longo dos anos, até se tornar o bairro que é hoje.

Artigo relacionado: As festas populares do Raval

Foto por Visual Hunt

Como tradicionalmente ocorre em todas as festes majors dos bairros de Barcelona, as festas de Sant Martí começam com um desfile dos folclóricos gegants i capgrossos (gigantes e cabeçudos), realizado pela Colla Gegantera de la Verneda i la Pau, que acontecerá no primeiro sábado de novembro, na Rambla de la Selva de Mar, logo após o pregão. Os gigantes anfitriões serão Martí e Dolça. Os castellers de Barcelona também serão protagonistas da celebração. As apresentações castelleres (de castelos humanos) são típicas de todas as festes majors de todos os bairros e municípios da Catalunha. No dia seguinte, na Rambla Guipúscoa e Selva de Mar, serão organizadas diversas atividades pelas entidades do bairro, além de uma apresentação de danças tradicionais. Por último, mas não menos importante, destacamos as tradicionais cantades d’havaneres, celebradas na Gàbia del Parc de Sant Martí. Todos esses elementos fazem parte da cultura festiva dos bairros de Barcelona e de toda a Catalunha. As festas de Sant Martí também têm outras atividades esportivas e de lazer. Para mais informações sobre todas as atividades organizadas nesse evento, visite a sede do distrito de Sant Martí, na Pl. Valentí Almirall, 1.

Já participou das festas de Sant Martí? O que achou delas?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

2 Comentários

Deixe um comentário