blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

A grande festa do bairro da Sagrada Família

Escrito por Rodrigo

O bairro da Sagrada Família é um dos mais populares de Barcelona e, como não poderia ser de outra forma, é um dos cenários de várias atividades tradicionais ligadas à vasta cultura catalã. Uma dos eventos mais importantes dessa região, e de qualquer outra da Catalunha, são as chamadas festes majors. Cada bairro tem sua própria festa major, que costuma ser uma cativante amostra de folclore, diversão, música e união comunitária. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá um pouco mais sobre a grande festa do bairro da Sagrada Família.

Artigo relacionado: História das festas de Gràcia

Uma grande festa em um dos bairros mais emblemáticos de Barcelona

Foto por Visual Hunt

O bairro da Sagrada Família era conhecido como El Poblet, e era formado por um pequeno núcleo de casas rurais, as masies. No fim do século XIX, como resultado da revolução industrial, a zona começou a evoluir, com residências de pessoas que trabalhavam na crescente indústria de Barcelona. Nessa época, foi iniciada a construção do emblema do bairro e de toda a Ciudad Condal, sob o ponto de vista arquitetônico: o Templo da Sagrada Família. Esse monumento tão relevante serve como pano de fundo para a festa major do bairro, uma festa que coincide, temporalmente, com outro grande evento festivo catalão, o Sant Jordi. Durante duas semanas, são organizados diversos tipos de atividade para dinamizar o bairro e seus arredores. A cultura popular tem um papel muito destacado nesse evento, como destacaremos a seguir.

Artigo relacionado: As festas populares do Raval

Foto por Visual Hunt

A festa major do bairro da Sagrada Família, que acontece em meados de abril e coincide com o 23 de abril, dia de Sant Jordi, é uma excelente oportunidade para conhecermos e nos encantarmos com o folclore catalão. Algumas das atividades durante as quase duas semanas de festa são, por exemplo, a roda d’esbarts, que é uma exibição de danças populares catalãs, e protagonizada por grupos de outras regiões onde é falado o catalão. A diada castellera, por sua vez, é uma atuação de diversos grupos de castellers. Um casteller é uma pessoa pertencente a uma colla castellera, cuja exibição consiste em construir um castelo humano. Os anfitriões dessa atividade, logicamente, são os Castellers de la Sagrada Família. No Templo da Sagrada Família, após a missa, é exibida a típica dança Ballet de Déu de l’Anoia. Durante a tarde, conhecida como a Tard de Foc (Tarde de Fogo), os correfocs e os espetáculos pirotécnicos assumem o protagonismo até o anoitecer, diante da basílica da Sagrada Família. Não podemos deixar de mencionar, obviamente, a despertada, um desfile que acontece no primeiro dia da festa, e é protagonizado por grallers (tocadores de um instrumento de sopro chamado gralla) e timbalers (tocadores de timbals, um tipo de tambor), percorrendo as ruas do bairro para anunciar aos vizinhos o início da grande festa do bairro da Sagrada Família.

O que acha da grande festa do bairro da Sagrada Família?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário