blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Barcelona na Literatura

Escrito por Paula

Cidade de tradição, cultura e magnífica arquitetura, Barcelona foi e ainda é a musa de diversos artistas. Várias foram as peças de arte criadas em homenagem a esta cidade ou que a usaram como pano de fundo. A literatura é uma das muitas artes que tem vindo a celebrar esta cidade tão ecléctica durante o passar dos anos anos.

ShBarcelona apresenta uma lista com alguns livros com histórias passadas em Barcelona.

sdvLa Sombra del Viento de Carlos Ruiz Zafon

Daniel Sempere é um jovem garoto vivendo em Barcelona no seu período pós-guerra. Um dia Daniel encontra um livro escrito por um autor catalão de origem desconhecida. Fascinado pelo que lê, Daniel decide descobrir mais sobre o autor e procurar outras obras suas. A busca do jovem irá levá-lo a diferentes recantos da cidade de Barcelona, enquanto vai aprendendo cada vez mais sobre o autor e sobre si mesmo

Nada de Carmen Laforet 

Este livro de 1945 é considerado uma das mais importantes obras de ficção publicadas na Espanha. Arrebatando a crítica internacional, Nada é ainda hoje comparado com a obra Catcher in the Rye de J.D. Salinger, um dos mais importantes livros da literatura americana. Nada conta a história de Andrea, uma jovem de dezoito anos que abandona sua terra de origem nas Ilhas Canárias indo viver em Barcelona. O livro acompanha os estudos de Andrea na universidade e a sua viagem de autodescobrimento durante a guerra.

The First Wife de Emily Barr 

O livro desta autora britânica conta a história de Lily, uma jovem mulher que se sente sozinha no mundo e na vida após a morte dos seus avós. Lily conhece então Harry Summers, um homem sofrendo a perda da sua esposa após o seu suicídio em Barcelona. Ambos encontram conforto um no outro e acabam por se apaixonar. Mas Lily logo perceberá que existe mais por detrás da morte da ex-mulher de Harry. Decidida a descobrir a verdade, Lily viaja a Barcelona e o que descobre lá é mais chocante do que alguma vez poderia imaginar.

lpddLa plaça del diamante de Mercè Rodoreda

Este é considerado um dos livros de ficção catalã mais famosos da história literarária. O livro conta a história de uma jovem vivendo em Barcelona durante e depois da Guerra Civil. Após conhecer seu futuro esposo em uma festa na Plaça del Diamante, Natalia entra num processo de perda de identidade e submissão, até se transformar em Colometa.

The Colour of a Dog Running Away de Richard Gwyn

Este livro de 2005 conta a história de Lucas, um tradutor e ex-músico vivendo em Barcelona. A história começa com o Luca encontrando um convite misterioso para visitar uma galeria de arte, um evento que irá mudar sua vida.

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário