blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Esporte

História esportiva catalã – parte 3: basquete

Escrito por Rodrigo

Comparado à história do futebol e tênis na Catalunha, o basquete pode ser considerado o irmão caçula. Diferentemente dos outros dois esportes, a influência inglesa não fez-se presente na introdução do basketball em terras catalãs. Segundo uma das teorias sobre as origens do basquete na Catalunha, o ano de 1913 foi o ponto de largada desse esporte em território catalão. Em uma nota escrita no periódico Crònica Social, do dia 4 de março de 1913, podia-se ler o seguinte: “Bàsket-ball. No campo Vallparadís, daqui a pouco, os pequenos alunos da escola de mesmo nome praticarão este novo esporte, desconhecido até hoje para nós”. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco mais sobre a história esportiva catalã, com foco no basquete.

Artigo relacionado: Escolinhas de basquete em Barcelona

Um esporte já conhecido nos Estados Unidos

James Naismith, pioneiro do basquete nos Estados Unidos

Foto por Visual Hunt

No ano de 1891, o professor de educação física James Naismith, de Massachusetts, teve uma ideia para os seus alunos, que nos dias de inverno, não podiam exercitar-se ao ar livre. Em busca de uma atividade que seus pupilos pudessem praticar, o professor James Naismith inventou o jogo cujo objetivo era introduzir a bola em uma cesta. Estava inventado, então, o basquete. James Naismith criou, também, 13 regras do novo esporte.

O basquete logo espalhou-se por toda a América do Norte, tornando-se um esporte profissional. Durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados norte-americanos exportaram os conceitos do novo esporte para a Europa. Em 1936, o basquete passou a ser considerado esporte olímpico.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

O basquete na Catalunha

O Joventut de Badalona é uma das principais equipes do basquete catalão

Foto por Visual Hunt

Em 1922, o padre Eusebi Millán foi o responsável por organizar as primeiras competições de basquete na Catalunha. Eusebi Millán havia passado cerca de dez anos em Cuba para ensinar história e geografia, e foi lá onde conheceu o basket-ball, esporte com alta popularidade nas terras cubanas. Seguindo a nova onda esportiva, foi fundado, nesse mesmo ano, o primeiro clube de basquete de toda a Catalunha, o Club Esportiu Laietà. A primeira partida disputada pelo decano do basquete catalão ocorreu no dia 8 de dezembro de 1922, contra o Europa.

Em 1923, foi realizado o primeiro campeonato de basquete da Catalunha, do qual participaram oito equipes. O Club Esportiu Laietà ganhou sua primeira competição catalã em 1928.

As grandes equipes do basquete catalão atual surgiram entre as décadas de 20 e 30. Em 1926, o FC Barcelona fundava seu time de basquete; em 1930 e 1931, surgiam, respectivamente, o Joventut de Badalona e o Manresa. Precisamente, Joventut e Barcelona são os dois clubes catalães de maior êxito. Em 1994, o Club Joventut de Badalona, também conhecido como “la Penya“, alcançou o feito de ser o primeiro clube catalão a ganhar o campeonato europeu de basquete. E em 2003 e 2010, a equipe de basquete do Barcelona foi a campeã do torneio mais importante da Europa.

Alguns dos maiores nomes do basquete catalão são Juan Carlos Navarro, do Barcelona, Ricky Rubio e Pau Gasol, o primeiro jogador catalão a ser transferido para a NBA, dos Estados Unidos.

Tem mais informações sobre o basquete catalão?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário