blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Tendência

A forte ligação entre Brasil e Barcelona

Imagem de pessoas segurando bandeiras do Brasil
Escrito por Rodrigo

Há lugares que, ainda que não sejam aquilo que chamamos de terra natal, fazem com que nos sintamos em casa. A cidade de Barcelona é um desses lugares. É simplesmente impossível não sentir o encanto proporcionado pela mais cosmopolita das capitais europeias.

O extenso leque cultural é um dos principais cartões de visita que encanta os turistas, especialmente os brasileiros. Explicar a forte ligação entre Brasil e Barcelona é o objetivo deste artigo de ShBarcelona.

O que há de tão interessante na capital catalã que faz com que muitos brasileiros, cuja intenção inicial era passar apenas uma temporada, queiram ficar por anos e anos? Por que é tão fácil apaixonar-se pelo estilo de vida local? Por que é fácil ser brasileiro em Barcelona?

Artigo relacionado: Onde tomar uma boa caipirinha em Barcelona

Barcelona e a ginga brasileira

Imagem de pessoas praticando capoeira

Foto por Visual Hunt

A palavra ginga está especialmente ligada à capoeira, símbolo da cultura brasileira. Entretanto, gingar não é uma qualidade exclusiva dos capoeiristas.

Mover o tronco e os membros de um modo estético e ágil significa mostrar gingado. Em Barcelona, além das aulas de capoeira, os brasileiros podem mostrar seu gingado nas aulas de samba.

A ginga brasileira não se resume à arte de mover o corpo de acordo com os sons. A tradição futebolística do FC Barcelona é marcada pela ampla presença de argentinos, catalães, holandeses e brasileiros.

Não é difícil sentir-se parte da torcida blaugrana quando, em campo, desfilaram jogadores como Ronaldinho e Neymar.

Artigo relacionado: Como matar saudades do Brasil em Barcelona

Vivendo o Brasil em Barcelona

Ser brasileiro em Barcelona tem muitas vantagens. Uma parte do Brasil está nas encantadoras praias da capital da Catalunha, que são um dos principais destinos escolhidos por turistas e moradores.

No Brasil, existe um produto tipicamente associado ao verão e ao estilo leve: as sandálias Havaianas. Em Barcelona, existe uma filial com numerosas opções delas.

Para os brasileiros em Barcelona, poucas combinações são melhores que a de um bom par de Havaianas e o cenário paradisíco das praias locais. A música e a gastronomia são dois exemplos.

A música

Existem tantas opções musicais quanto brasileiros em Barcelona. Pode-se dizer que a música está no DNA do que entendemos por cultura brasileira.

Cantores como Caetano Veloso e Elis Regina, além de bandas como Roupa Nova e Titãs, ajudaram a enraizar a ligação entre brasileiros e a música.

Em Barcelona, existem bandas locais cujas produções são, sem dúvida alguma, um agrado para os ouvidos acostumados à boa música, como Blaumut. Entretanto, não são poucas as ocasiões em que cantores brasileiros apresentam-se em Barcelona.

A gastronomia

Comer bem em Barcelona é provar da essência da gastronomia catalã. Existem pratos tipicamente catalães, como a crema catalana e a escudella i carn d’olla, mas existem alimentos reconhecidos à primeira vista (ou à primeira saboreada) por qualquer brasileiro, como um bom filé de peixe e uma suculenta carne.

Os restaurantes brasileiros em Barcelona são pontos de parada obrigatórios onde relembramos o sabor da comida do Brasil.

Imagem de loja Havaianas

Foto por Visual Hunt

A forte ligação entre Brasil e Barcelona é explicada pelas numerosas opções made in Brazil existentes na capital catalã.

As portas de Barcelona estão abertas a todos os povos, como a Sagrada Família está aberta à visita de pessoas de todos os credos. Quando a cultura local é atraente e acolhedora e, paralelamente, existem caminhos e espaços familiares a nós, o bem-estar é uma garantia.

Morar em Barcelona é, em alguns aspectos, como morar no Brasil.

E você? Consegue identificar outros laços entre Brasil e Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário