blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Festas tradicionais

Calendário de feriados de 2019

Escrito por Rodrigo

Olhar o calendário para sabermos quando serão os próximos feriados é um costume generalizado. Apesar de normalmente serem dias relacionados a algum evento histórico ou religioso, muitas pessoas não recordam exatamente quando são celebrados. Em Barcelona e demais regiões da Catalunha, não são poucas as datas transformadas em feriados. Neste artigo de ShBarcelona, apresentamos o calendário de feriados de 2019, a fim de que você possa planejar muito bem aquelas escapadas pelos lugares mais incríveis da capital catalã.

Artigo relacionado: Feriados em Barcelona

Feriados de inverno

Foto por Visual Hunt

Na estação invernal, o primeiro feriado mais importante é o do Natal. Uma das tradições mais conhecidas dessa celebração que marca o 25 de dezembro é o Caga Tió. Trata-se de um tronco enfeitado que é “alimentado” pelas crianças a partir de 8 de dezembro, para que na véspera natalina, após vários golpes recebidos, ele possa “defecar” os presentes. Na passagem para o dia 1º de janeiro, primeiro feriado do ano, o principal costume na Catalunha e na Espanha é comer 12 uvas nos últimos doze segundos do ano. No dia 6 de janeiro, celebra-se a chegada dos Reis Magos, cujos presentes deixados na noite de 5 de janeiro fazem a alegria da criançada. No mês seguinte, mais especificamente em 12 de fevereiro, Barcelona homenageia Santa Eulàlia, sua primeira padroeira. E dos dias 2 a 5 de março, o calendário de feriados nos diz que é Carnaval.

Feriados na primavera

De 14 a 22 de abril, será comemorada a Semana Santa. Geralmente, na Catalunha, o feriadão vai de 19 a 22 de abril (segunda-feira). A data de 23 de abril, como sempre, será uma das mais especiais na cultura catalã. Trata-se do feriado de Sant Jordi. Nesse dia, é comum que os homens deem flores para as mulheres, e que essas lhes ofereçam livros. O 1º de maio, como em outros países, é o dia do trabalho. Finalmente, no dia 10 de junho, temos a Segunda Páscoa, e será feriado em Barcelona.

Feriados no verão

Em 24 de junho, a Catalunha comemora o feriado de Sant Joan, um dos mais seguidos em todo o seu território. A noite de 23 de junho é marcada por comemorações com fogos de artifício e a coca, uma espécie de massa confeitada de formato arredondado especialmente preparada para essa data. Os feriados seguintes dessa época são o de 15 de agosto, o Dia da Assunção, e, logicamente, o de 11 de setembro, em que é celebrada a Diada Nacional de Catalunya. Nos últimos anos, esse dia foi marcado por intensas e multitudinárias reivindicações pela independência da Catalunha.

Artigo relacionado: Festas catalãs celebradas em agosto

Feriados no outono

Foto por Visual Hunt

Em Barcelona, no dia 24 de setembro, é celebrada a Diada de la Mercè, e durante a semana que antecede a data, são realizadas diversas atividades culturais. O dia 12 de outubro, ao menos até este momento, será feriado em Barcelona. Trata-se do dia em que são prestadas homenagens às forças militares da Espanha. Esse é o Dia da Hispanidade. Em 1º de novembro, a Catalunha celebra um de seus principais feriados, a Castanyada. Essa festa tem como comidas típicas as castanhas, a batata doce e os deliciosos panellets. Ultimamente, porém, as festas de Halloween têm tido grande adesão dos catalães. Ainda no outono, e até este momento, o 6 de dezembro, dia da Constituição espanhola, segue presente no calendário de feriados de Barcelona.

Tem algum plano para um desses feriados?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário