blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Canaletes, o palco das celebrações do FC Barcelona

Celebração da torcida após uma vitória
Escrito por Rodrigo

O FC Barcelona é um clube acostumado a ganhar muitos títulos. Apesar de ser uma instituição poliesportiva, o futebol é a seção que mais leva seu nome para os demais continentes. Desde muitos anos atrás, as comemorações por um título conquistado, especialmente a Liga e a Champions League, têm um lugar certo. Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá um pouco da história de Canaletes, o palco das celebrações do FC Barcelona.

Artigo relacionado: Curiosidades sobre o FC Barcelona

Quer vir à Barcelona? Entre!

A Font de Canaletes

A Font de Canaletes (Fonte de Canaletas) é uma fonte de ferro que data do século XIX, localizada nas Ramblas, próxima à Plaça de Catalunya. Anterior à atual fonte, existia uma, do século XVI, cuja estrutura recebia água de cerca de quarenta canais. O termo usado para esses condutores de água é canaleta, e de acordo com os registros históricos, essa foi a origem do nome da fonte.

Torneira de uma fonte destacada pelo fotógrafo

Foto de dkatana via Pixabay

De acordo com o conhecimento popular, aqueles que beberem da água da Font de Canaletes, sempre voltarão a Barcelona: “Si beveu aigua de la Font de Canaletes, sempre més sereu enamorats de Barcelona. I per lluny que us n’aneu, tornareu sempre” (Se beberem da água da Font de Canaletes, sempre serão apaixonados por Barcelona. E por mais longe que forem, sempre voltarão).

Artigo relacionado: Onde comprar produtos do Barça em Barcelona

A história das celebrações do FC Barcelona

Ao longo de seus quase 117 anos de existência, o FC Barcelona sempre mostrou uma forte ligação com os ideais catalães. O clube, fundado pelo suíço Joan Gamper, possui histórias desconhecidas para muitos de seus torcedores ao redor do mundo. Uma delas está ligada à origem do costume de celebrar as grandes conquistas em plena Canaletes. Por que lá, e não em outro lugar?

Comemoração da torcida barcelonesa em canaletes

Foto de Ferran Nogués via Pixabay

Na década de 30, Josep Sunyol, presidente do FC Barcelona de 1935 a 1936, impulsionou a criação do jornal esportivo La Rambla, cujo lema era esport i ciutadania (esporte e cidadania). A sede editorial do periódico localizava-se na própria Canaletes. Hoje, para sabermos dos resultados dos jogos, podemos acessá-los por meio da Internet, televisão e rádio. Naquela época, nem mesmo os rádios transistorizados (como os portáteis) eram utilizados. A fim de que os torcedores ficassem a par dos resultados da equipe (principalmente quando jogava-se fora de casa, o estádio de Les Corts), os repórteres do jornal, que recebiam as notícias dos jogos por meio do teletipo, penduravam um quadro à porta da sede de redação do jornal. Naquele quadro, eram expostas todas as informações sobre cada partida disputada pelo Barça, o que atraía dezenas e dezenas de torcedores, que celebravam as vitórias do time.

Atualmente, a congregação azul-grená acontece não somente em dias de conquistas de campeonatos. Uma vitória contra o maior rival, seja no Camp Nou ou no Santiago Bernabéu, vale tanto como um título. Portanto, se você torce para o Barça, celebre os próximos títulos do time catalão Canaletes! Visca el Barça!

Já festejou algum título do Barça em Canaletes?

Vive em Barcelona? Conheça ShBarcelona

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário