blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Aulas de capoeira em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Quando assistimos a um jogo de futebol, é comum vermos vários tipos de comemoração. Alguns jogadores gostam de celebrar seus gols com danças tipicamente brasileiras. Somos um povo marcado pela ousadia e alegria, o país das mais variadas danças, da roda de samba, do gingado. Na cultura popular brasileira, a capoeira, uma mistura de dança, luta e música, sempre exerceu destacada influência. Ao ouvirmos o som dos pandeiros e berimbaus, nos vêm à mente os movimentos de pernas e braços, acompanhados pelo bater de palmas das pessoas ao redor. Na cidade de Barcelona, os brasileiros podem matar a saudade do Brasil nas aulas de capoeira, tema deste artigo de ShBarcelona!

Artigo relacionado: Aulas de Pilates em Horta-Guinardó

Um pouco da história da capoeira

Tradição histórica da capoeira

Foto por Visual Hunt

A história da capoeira no Brasil está intimamente ligada à época da colonização portuguesa. Os negros africanos trazidos para o nosso país adotaram formas de proteção contra os péssimos tratos recebidos. Entretanto, os senhores de engenho impuseram a proibição das lutas. A fim de subverterem essa regra, os escravos adaptaram os movimentos da capoeira ao ritmo, canções e danças do continente africano. Ou seja, foram mantidos os significados de resistência e luta da capoeira, trajados com toques artísticos. Uma roupagem preservada até hoje.

Por muito tempo, a prática da capoeira não foi bem vista, pois era considerada desrespeitosa e violenta. O nome capoeiras, no início do século XIX, era dado às pessoas à margem da lei, aos bandidos. Esse panorama mudou em 1930, após um gesto populista do presidente Getúlio Vargas: um grupo de capoeiristas foi convidado para fazer uma apresentação no Palácio do Catete. Assim, a capoeira perdeu o status de atividade proibida e marginal.

A nota de curiosidade recai sobre a denominação capoeira. Nos tempos de escravidão no Brasil, os negros praticavam a luta nos galpões próximos às senzalas, e também em alguns campos com uma vegetação formada por capim e arbustos. Esse tipo de vegetação é conhecido como capoeira ou capoeirão.

Artigo relacionado: Sugestão de aulas de natação em Barcelona

Praticando capoeira em Barcelona

Mesmo a milhares de quilômetros, é possível sentir-se perto de nossas raízes brasileiras na capital da Catalunha. Além dos cursos de samba e outros estilos de dança, Barcelona abre seus braços para as aulas de capoeira. Conheça, agora, dois lugares reservados à prática da capoeira:

 Capoeira Cordão de Ouro
Aulas de capoeira em Barcelona

Foto por Visual Hunt

O Capoeira Cordão de Ouro oferece aulas para crianças e adultos. O centro conta com instrutores qualificados e conhecedores da cultura brasileira. Seus Mestres são Boca Rica e Suassuna, ambos brasileiros, e com ampla experiência capoeirista. Os horários das aulas podem ser acessados neste link. O Capoeira Cordão de Ouro está situado na Carrer de la Garrotxa, 25-27. Para contatos, ligue para este telefone: +34 695 84 57 33.

Capoeira Brasil Barcelona

As aulas no Capoeira Brasil são oferecidas para crianças e adultos. Localizada no centro de Sabadell, esta escola é liderada por Mestre Espiga e seu aprendiz Formando Pingo. Ambos são referências da capoeira no Brasil, em Barcelona e em diversos lugares do mundo. Para ter aulas com eles, compareça à escola Capoeira Brasil Barcelona, situada na Avinguda de Barberà, 142. O telefone da escola é +34 699 82 41 80.

Já praticou capoeira em algum desses centros?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário