Quando assistimos a um jogo de futebol, é comum vermos vários tipos de comemoração. Alguns jogadores gostam de celebrar seus gols com danças tipicamente brasileiras. Somos um povo marcado pela ousadia e alegria, o país das mais variadas danças, da roda de samba, do gingado. Na cultura popular brasileira, a capoeira, uma mistura de dança, luta e música, sempre exerceu destacada influência. Ao ouvirmos o som dos pandeiros e berimbaus, nos vêm à mente os movimentos de pernas e braços, acompanhados pelo bater de palmas das pessoas ao redor. Na cidade de Barcelona, os brasileiros podem matar a saudade do Brasil nas aulas de capoeira, tema deste artigo de ShBarcelona!
Artigo relacionado: Aulas de Pilates em Horta-Guinardó
Um pouco da história da capoeira
A história da capoeira no Brasil está intimamente ligada à época da colonização portuguesa. Os negros africanos trazidos para o nosso país adotaram formas de proteção contra os péssimos tratos recebidos. Entretanto, os senhores de engenho impuseram a proibição das lutas. A fim de subverterem essa regra, os escravos adaptaram os movimentos da capoeira ao ritmo, canções e danças do continente africano. Ou seja, foram mantidos os significados de resistência e luta da capoeira, trajados com toques artísticos. Uma roupagem preservada até hoje.
Por muito tempo, a prática da capoeira não foi bem vista, pois era considerada desrespeitosa e violenta. O nome capoeiras, no início do século XIX, era dado às pessoas à margem da lei, aos bandidos. Esse panorama mudou em 1930, após um gesto populista do presidente Getúlio Vargas: um grupo de capoeiristas foi convidado para fazer uma apresentação no Palácio do Catete. Assim, a capoeira perdeu o status de atividade proibida e marginal.
A nota de curiosidade recai sobre a denominação capoeira. Nos tempos de escravidão no Brasil, os negros praticavam a luta nos galpões próximos às senzalas, e também em alguns campos com uma vegetação formada por capim e arbustos. Esse tipo de vegetação é conhecido como capoeira ou capoeirão.
Artigo relacionado: Sugestão de aulas de natação em Barcelona
Praticando capoeira em Barcelona
Mesmo a milhares de quilômetros, é possível sentir-se perto de nossas raízes brasileiras na capital da Catalunha. Além dos cursos de samba e outros estilos de dança, Barcelona abre seus braços para as aulas de capoeira. Conheça, agora, dois lugares reservados à prática da capoeira:
Capoeira Cordão de Ouro
O Capoeira Cordão de Ouro oferece aulas para crianças e adultos. O centro conta com instrutores qualificados e conhecedores da cultura brasileira. Seus Mestres são Boca Rica e Suassuna, ambos brasileiros, e com ampla experiência capoeirista. Os horários das aulas podem ser acessados neste link. O Capoeira Cordão de Ouro está situado na Carrer de la Garrotxa, 25-27. Para contatos, ligue para este telefone: +34 695 84 57 33.
Capoeira Brasil Barcelona
As aulas no Capoeira Brasil são oferecidas para crianças e adultos. Localizada no centro de Sabadell, esta escola é liderada por Mestre Espiga e seu aprendiz Formando Pingo. Ambos são referências da capoeira no Brasil, em Barcelona e em diversos lugares do mundo. Para ter aulas com eles, compareça à escola Capoeira Brasil Barcelona, situada na Avinguda de Barberà, 142. O telefone da escola é +34 699 82 41 80.
Já praticou capoeira em algum desses centros?