blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

Carnaval em Barcelona 2020

Máscara, bexigas e confetes de Carnaval
Escrito por Marcel

As festas de Carnaval em Barcelona voltam após outro ano. De 20 a 26 de fevereiro de 2020, esta celebração popular trará uma programação muito atraente e repleta de múltiplas atividades. Durante esses sete dias, toda a Barcelona terá bailes de máscaras, festas à fantasia, desfiles, cursos, músicas e até um concurso de tortillas.

Neste artículo de hoje em ShBarcelona nós falamos dele.

Artigo relacionado: Carnaval em Barcelona 2019

Carnaval em Barcelona 2020: programação, origens e outras coisas que podem ser desconhecidas

O dia 20 de fevereiro de 2020 marca o início das festas de Carnaval em Barcelona. Durante este dia, os barceloneses e visitantes poderão degustar a tortilla espanhola e a butifarra de huevo

Uma vez iniciada a tarde, a diversão chegará pelas mãos do Rei do Carnaval e os seus embaixadores com um desfile chamado Pasacalle de los Siete Embajadores. A trajetória terá início no Bairro Gótico e terminará na Plaza de Sant Jaume. Ao chegar no local, direto do balcão da prefeitura, o Rei Carnestoltes anunciará o início do carnaval.

Pessoa fantasiada com máscara estilo veneziano

Foto de Madeinitaly via Pixabay

No sábado à tarde, 22 de fevereiro, haverá diversos desfiles. Las Ruas de Carnaval estarão presentes em cada bairro de Barcelona, onde não faltarão foliões, carros alegóricos e fantasias por iniciativa de todos os vizinhos do bairro. 

No dia seguinte, domingo à tarde dará início ao grande Desfile del Rey Carnaval y la naranjada. Isto significa que o rei e os embaixadores farão um desfile cheio de criatividade e entretenimento, que terminará numa autêntica batalha divertida acompanhada de confetes e bexigas laranjas (Taronjada).

Na quarta-feira de cinzas, 26 de fevereiro, será a vez do Entierro de la Sardina. Nessa ocasião, o Rei do Carnaval se despedirá das festas até o novo que vem através de um cortejo meio fúnebre, meio cômico. Uma vez que termine, se dará por concluído o Carnaval.

Artigo relacionado: O que você precisa saber sobre a Catalunha

Uma das curiosidades que mais chama a atenção do carnaval em Barcelona é a comitiva do Rei do Carnaval formada por sete embaixadores. O número faz relação com as sete vidas da cidade e também aos sete pecados capitais.

A Taronjada, que fizemos uma alusão anteriormente, consiste numa batalha divertida de confetes e bexigas laranjas entre o público presente e o cortejo. Trata-se de uma homenagem às celebrações medievais que jogavam laranjas.

Em toda a Catalunha, o carnaval de Sitges é o mais destacado pelas atividades interessantes entre batucadas populares, corrida de camas, gala veneziana, coroação da rainha e ainda um desfile da Disbauxa.

Foliões preparados para o Carnaval

Foto de Couleur via Pixabay

Os primeiros dados que se têm conhecimento sobre o Carnaval de Barcelona datam do século XIV. Naquele momento, estava proíbido jogar laranjas e regulado o uso de máscaras. No passado, o carnaval começava no dia de Todos los Santos, só que durava vários meses. 

É a partir do século XVI quando o carnaval começou a parecer como a celebração atual. Nessa época, já existiam os famosos bailes de máscaras e o popular Entierro de la Sardina.

O uso de fantasias viveu o seu maior esplendor a partir do século XIX em contraposição à época da ditadura de Franco, quando não estava permitida qualquer celebração. A tradição do Carnaval se recuperou em 1980.

O que mais você conhece sobre o carnaval em Barcelona 2020?

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário