blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Arte e cultura

Casa Amatller: O modernismo catalão em todo o seu esplendor

Escrito por Miguel Portelada

Uma criação do lendário arquiteto catalão Josep Puig i Cadafalch, a Casa Amatller é um edifício fantástico que não pode deixar de visitar durante a sua estadia em Barcelona.

História

Photo byTrevor.Huxham via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

Photo byTrevor.Huxham via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND

A Casa Amattler não foi construída de raiz na sua forma actual. O edifício original foi construído por Antoni Robert em 1875 e foi apenas em 1898 que a família Amatller pediu a Cadafalch que o remodelasse. Nesta fase da sua carreira, o arquiteto foi responsável por outras obras essenciais para o movimento modernista catalão, tais como a Casa Macaya ou a Casa Terradas (esta última popularmente conhecida como “Casa dos Picos” devido aos imponentes espigões cónicos que coroam a sua incrível fachada).

Artigo relacionado: O Palácio Mornau é uma viagem

Arquitetura

A Casa Amatller representa uma combinação única entre o estilo neogótico que domina Barcelona e a influência de correntes estéticas dominantes em outros países europeus – mais evidentemente as fachadas das casas tradicionais Holandesas. Para criar esta grandiosa mansão, Cadafalch contou não só com o seu próprio génio, mas também com a colaboração de alguns dos melhores artistas catalães do seu tempo. O resultado foi um edifício artisticamente rico do primeiro ao último detalhe.

Localizada junto às igualmente famosas Casa Batlló (criação de Antoni Gaudí) e Casa Lleó Morera (Domènech i Montaner), forma com estas o quarteirão de Barcelona popularmente conhecido como “a maçã da discórdia”, devido ao grande contraste estético entre as três obras.

Artigo relacionado: Expressões artísticas catalãs – parte 3: a arquitetura modernista

Visitar a Casa Amattler

Photo by tetegil via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Photo by tetegil via Visual hunt / CC BY-NC-SA

A Casa-Museu Amattler oferece várias modalidades diferentes de visita guiada. As opções listadas em baixo estão apenas disponíveis em catalão e castelhano:

Visita Geral – A visita mais completa, com a duração de cerca de uma hora.

Visita Teatralizada – Com o recurso a atores, esta reconstituição ao vivo da história do edifício é a opção mais divertida para conhecer a Casa Amattler.

Visita combinada – Para além da Casa Amattler, este bilhete permite-lhe conhecer também o Palácio do Barão de Quadras.

Em outras línguas, estão disponíveis:

Visita expresso – Menos completa que a visita geral, dando no entanto a conhecer o essencial desta Casa-Museu catalã.

Visita expresso + taça de chocolate quente – Para tornar a sua visita mais deliciosa!

Para verificar preços (que se situam entre os 13€ e os 20€ e incluem descontos para estudantes, crianças e séniores) e fazer a sua reserva,  visite a página oficial da Casa Amattler.

Planeia visitar a Casa Amatller em breve? Conte-nos tudo na caixa de comentários abaixo.

Divirta-se a descobrir Barcelona!

Avalie este post

Sobre o autor

Miguel Portelada

Miguel é um escritor e copywriter freelancer que acredita que as palavras podem levar-nos em viagens.

Deixe um comentário