blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Casa de les Punxes – a arquitectura de Barcelona

Escrito por Joana

Obra de estilo gótico que se ergue na Avenida Diagonal, em Eixample, a “Casa de les Punxes” é mais um marco da arquitectura de Barcelona.

Surpreendente a cada esquina, a cidade é capaz de fazer os turistas passearem de olhos bem abertos e cabeças erguidas, perante a possibilidade de mais uma casa ou monumento em local não anunciado. E porque tudo vale a pena, convém não deixar de fora a possibilidade de ver, fotografar e rever. Embora as principais obras sejam assinadas por Gaudí (que é o nome que todos os viajantes associam de imediato à capital da Catalunha), outros artistas deixaram marca com a sua arquitectura e arte em Barcelona.

História

Foto via Pixabay

Foto via Pixabay

O edifício, tal como o conhecemos, foi terminado no ano de 1905 e esteve a cargo de Josep Puig i Cadafalch. As obras decorreram por decisão das irmãs Terrades (herdeiras das casas), e consistiu na união dos três edifícios que lhes pertenciam. Como resultado, a Casa Terrades, mais conhecida como Casa de les Punxes, passou a ocupar um quarteirão e a ter o aspecto de um castelo de estilo medieval, numa obra inspirada por várias correntes arquitectónicas e que é popularmente conhecida pelas suas quatro torres redondas.

Embora seja uma atracção popular entre os turistas que passam por Barcelona, está interdita a visitas ao seu interior, uma vez que se trata de um espaço privado. No entanto, durante o ano de 2016 essa situação deverá alterar-se, uma vez que estão a ser feitas obras internas de remodelação com o intuito de tornar o espaço um local de visita. Para já, é o seu aspecto exterior que faz as delícias de quem por lá passa, tendo a possibilidade de olhar de perto os pormenores que compõem a fachada e imortalizá-los em fotografias.

Detalhes e pormenores arquitectónicos

Foto via Pixabay

Foto via Pixabay

O elemento de principal destaque na Casa de les Punxes são as suas quatro imponentes torres, que acabam por lhe conferir o aspecto de castelo. Ainda assim, há outros pontos de interesse que sobressaem da sua fachada, entre eles os painéis de cerâmica. Um dos mais conhecidos, dedicado ao padroeiro da cidade, Sant Jordi, tem uma frase com uma referência política e controversa: “Sant Patró de Catalunya, torneu-nos la llibertat” (Santo Padroeiro da Catalunha, devolve-nos a liberdade).

Embora este fosse um edifício uno, a ideia e vontade de Josep Puig i Cadafalch era conferir-lhe pequenos detalhes relativos a cada uma das suas proprietárias. Numa das esquinas, por exemplo, tem uma escultura alusiva à figura de um anjo, fazendo ligação a Ângela Terradas.

Também os motivos florais e o uso inovador do ferro são elementos que fazem desta, uma casa a visitar e apreciar em qualquer visita por Barcelona.

Artigo relacionado: Domingo, o melhor dia para conhecer os museus de Barcelona

Sobre o autor

Joana

Joana é uma escritora portuguesa dotada de uma verdadeira paixão pela palavra.

Deixe um comentário