blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Insólito

Algumas invenções de origem catalã

Escrito por Rodrigo

O povo catalão é conhecido por seu espírito criativo. Além de ser mundialmente conhecida por ter sido o cenário de grandes movimentos culturais, como a Reinaxença, o Modernisme e o Surrealisme, a Catalunha foi o berço de grandes invenções, como a crema catalana e o submarino de madeira movido a vapor, mais conhecido como Ictíneo, criação de Narcís Monturiol, na segunda metade do século XIX. Entretanto, entre outras várias invenções catalãs, duas se tornaram universalmente famosas. Uma delas faz parte da alimentação dos brasileiros; a outra, foi protagonista no cenário futebolístico catalão da década de 90. Neste artigo de ShBarcelona, apresentamos algumas das invenções de origem catalã.

Artigo relacionado: Quatro curiosidades catalãs

A marca Danone tem raízes catalãs

Um dos iogurtes preferidos dos brasileiros tem origem catalã

Foto por Visual Hunt

Os brasileiros estamos acostumados ao seu delicioso sabor. Depois de uma boa refeição, ou mesmo durante a hora do recreio, um potinho de Danone faz a alegria de quem o carrega na bolsa. Por trás dessa mania nacional, existem duas origens estrangeiras. A primeira delas tem a ver com a origem do iogurte. Há algumas teorias que tentam encontrar o ponto exato da origem do iogurte na história da humanidade. Porém, a maioria das pesquisas considera a Bulgária como o centro difusor do iogurte com as propriedades que conhecemos hoje. Nas terras búlgaras, o iogurte já foi visto (e saboreado) como uma espécie de elixir da longa vida, como se fosse um produto da alquimia.

A atual sede da Danone está localizada na França, mas Barcelona foi seu lugar de fundação. Em 1919, Isaac Carasso iniciou a fabricação e a comercialização do iogurte com leite fresco. A ideia surgiu a partir de informações sobre estudos que comprovavam que o leite fermentado aumentava a imunidade do organismo, e assim, favorável à longevidade. Isaac Carasso batizou o iogurte com o nome Danone em homenagem ao seu filho, Daniel Carasso. Em catalão, Danon é um termo diminutivo para Daniel. Em 1929, a sede de origem foi transferida para Paris.

Artigo relacionado: Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona

Os Chupa Chups, a mania de Johan Cruyff

Chupa Chups, uma das grandes e mais famosas invenções catalãs

Foto por Visual Hunt

A fama dos pirulitos da marca Chupa Chups ganhou forma quando Johan Cruyff, mítico jogador e treinador do FC Barcelona, resolveu trocar os cigarros por algo mais saudável. No banco, Cruyff vivia as partidas com uma extrema carga de ansiedade e tensão, e para controlá-la, recorria ao fumo. Em 1991, uma insuficiência cardíaca quase lhe tirou a vida. Para ser salvo, foi submetido à cirurgia de coração aberto. A ansiedade continuava a ser um problema, e como foi obrigado a deixar o fumo, encontrou nos pirulitos Chupa Chups o ansiolítico perfeito. As imagens de Cruyff com um Chupa Chups passaram a ser recorrentes.

A marca catalã Chupa Chups começou a ser comercializada em 1958. A ideia de criar uma bala fincada em uma haste surgiu no ano anterior, com Enric Bernat. Ele percebeu que as crianças tinham o hábito tirar a bala da boca e chupá-la. A invenção caiu no gosto da criançada. Inicialmente, o nome do produto era Chups, mas uma campanha de anúncio do produto na rádio, que repetia a mensagem ‘chupa Chups’, alterou o nome. O público adotou as palavras dessa mensagem como nome oficial da guloseima da moda.

Conhece outra invenção de origem catalã?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário