blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Lazer e cultura

Centros Culturais: Cursos e Atividades em Eixample

Escrito por Clarissa

Um workshop sobre a metafísica da temporalidade, uma noite de cantos coreanos, uma conferência sobre neurociência, um seminário sobre os pistoleiros de Barcelona, a solução para a insônia, aulas de Burlesque, cursos de trapézio, cata de queijos…  A oferta cultural e educacional dos Centros Cívicos de Barcelona é variada e quase sempre interessante.

São 51 Centros Culturais distribuídos pelos bairros da cidade com todo tipo de cursos e atividades: cinema, teatro, música, artes plásticas, dança, passeios, concertos, exposições… Mesmo que a metafísica do tempo ou cantos coreanos não sejam necessariamente teu passatempo preferido, nos Centros Cívicos você também poderá encontrar uma temática mais habitual, como cursos de fotografia, ioga, capoeira, violão ou recitais de piano e concertos de artistas emergentes. Confira aqui a agenda por data, bairro e idade.

Os preços são bastante acessíveis: 65-80€ pelos cursos trimestrais e a entrada para concertos, exposições e eventos é muitas vezes gratuita. Por isso, convém reservar antes porque a demanda é alta. Mais da metade dos barceloneses (55%) participa das atividades dos Centros Cívicos dos seus bairros, segundo o estudo El Panoràmic, realizado pelo governo da Catalunha.

Os Centros Cívicos e as associações de modo geral são, segundo o estudo, o motor sociocultural da cidade.  Barcelona tem mais 5 mil associações desenvolvendo atividades sobretudo culturais, esportivas e de lazer e com a participação de cerca de 700 mil residentes. O Eixample é um dos distritos mais ativos, concentrando um 20% do total de associações da cidade. É também neste bairro que está localizado um dos Centros Culturais com maior participação cidadã. Mais de 27 mil pessoas passam anualmente pela Casa Elizalde.

Muitos dos Centros Cívicos estão sediados em edifícios históricos com valor patrimonial e arquitetônico, como casas modernistas ou fábricas e conventos antigos. No Eixample, as casas Elizalde e Golderichs foram anteriormente palacetes residenciais. Alguns também se especializam em determinadas áreas. Artes cênicas é a especialidade do Cotxeres Borrell e a da Casa Golferichs é a fotografia.

Confira a lista completa dos Centros Culturais do bairro do Eixample (você também pode acessar neste link o diretório de todos os Centros Cívicos de Barcelona):

Centre Cïvic Casa Golferichs: Tecnologia e fotografia são as especialidades deste centro, mas há atividades em diversas disciplinas. Oferece cursos trimestrais, atividades culturais, exposições, espetáculos e conferências. Tem uma programação de quase 600 atividades anuais e mais de 15 mil usuários. Confira aqui a agenda.
Onde: Gran Via, 491.

Centre Cívic Cotxeres Borrell: O foco deste centro são as artes cênicas, mas há atividades em diversas disciplinas. Oferece cursos trimestrais, atividades culturais e para crianças. Tem uma programação de mais de 300 atividades anuais e quase 8 mil usuários. Destaque: projeção de filmes em versão original (difícil de encontrar em Barcelona) e gratuita. Confira aqui a agenda.
Onde: Carrer Viladomat, 2-8.

Centre Cívic Urgell: Oferece cursos trimestrais, atividades culturais, espetáculos e conferências. Tem uma programação de mais de 500 atividades anuais e 15 mil usuários. Confira aqui a agenda.
Onde: Carrer Comte d’Urgell, 145.

Centre Cívic Fort Pienc: Oferece cursos trimestrais, atividades culturais, exposições, espetáculos e conferências. Tem uma programação de mais de 300 atividades anuais e quase 9 mil usuários. Confira aqui a agenda. Destaque: «El Documental del Mes», projeção mensal de documentários nacionais e internacionais. Convém reservar lugar antes. Confira as próximas datas aqui.
Onde: Plaça Fort Pienc, 4.

Casa GolferichsCentre Cívic Sagrada Família: Oferece cursos trimestrais e atividades culturais e para crianças. Tem uma programação de mais de 300 atividades anuais e quase 9 mil usuários. Confira aqui a agenda.
Onde: Provença, 480.

Centre Cultural La Casa Elizalde: Oferece cursos trimestrais e atividades culturais, exposições de arte contemporânea, espetáculos e concertos de artistas emergentes. Tem uma programação de mais de 800 atividades anuais e quase 27 mil usuários. Destaque: uma programação variada de artes plásticas e audiovisual. Confira aqui a agenda.
Onde: València, 302.

Avalie este post

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário