blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Lazer e cultura

Centros culturais: cursos e atividades em Eixample

Escrito por Clarissa

Um workshop sobre a metafísica da temporalidade, uma noite de cantos coreanos, uma conferência sobre neurociência, um seminário sobre os pistoleiros de Barcelona, a solução para a insônia, aulas de Burlesque, cursos de trapézio, cata de queijos… A oferta cultural e educacional dos centros cívicos de Barcelona é variada e quase sempre interessante.

Neste artigo de ShBarcelona, você conhecerá alguns centros culturais que oferecem cursos e atividades em Eixample.

Artigo relacionado: Os melhores cursos de teatro de Barcelona

Muito aprendizado nos centros culturais

Imagem de violão sobre almofada

Foto por Pixabay

Existem muitos centros culturais distribuídos pelos bairros da cidade com todo tipo de cursos e atividades: cinema, teatro, música, artes plásticas, dança, passeios, concertos, exposições…

Mesmo que a metafísica do tempo ou cantos coreanos não sejam necessariamente teu passatempo preferido, nos centros cívicos você também poderá encontrar uma temática mais habitual, como cursos de fotografia, ioga, capoeira, violão ou recitais de piano e concertos de artistas emergentes.

Os preços são bastante acessíveis: 65 – 80€ pelos cursos trimestrais e a entrada para concertos, exposições e eventos é muitas vezes gratuita. Por isso, convém fazer a reserva com boa antecedência porque a demanda é alta.

Os centros cívicos e as associações de modo geral são, segundo o estudo, o motor sociocultural da cidade. Barcelona tem mais 5 mil associações desenvolvendo atividades sobretudo culturais, esportivas e de lazer e com a participação de cerca de 700 mil residentes.

L’Eixample é um dos distritos mais ativos, concentrando um 20% do total de associações da cidade. É também neste bairro que está localizado um dos centros culturais com maior participação cidadã. Mais de 27 mil pessoas passam anualmente pela Casa Elizalde.

Muitos dos Centros Cívicos estão sediados em edifícios históricos com valor patrimonial e arquitetônico, como casas modernistas ou fábricas e conventos antigos. No Eixample, as casas Elizalde e Golderichs foram anteriormente palacetes residenciais. Alguns também se especializam em determinadas áreas. Artes cênicas é a especialidade do Cotxeres Borrell e a da Casa Golferichs é a fotografia.

Artigo relacionado: Aulas de ioga em inglês em Barcelona

Confira, a seguir, a lista completa dos centros culturais do distrito de Eixample:

Imagem de lápis de cor, tinhas e papel sobre mesa

Foto por Pixabay

Centre Cívic Casa Golferichs: tecnologia e fotografia são as especialidades deste centro, mas há atividades em diversas disciplinas. Oferece cursos trimestrais, atividades culturais, exposições, espetáculos e conferências.

Tem uma programação de quase 600 atividades anuais e mais de 15 mil usuários. Está situado na Gran Via de les Corts Catalanes, 491.

Centre Cívic Cotxeres Borrell: o foco deste centro são as artes cênicas, mas há atividades em diversas disciplinas. Oferece cursos trimestrais, atividades culturais e para crianças. Tem uma programação de mais de 300 atividades anuais e quase 8 mil usuários.

Destaque: projeção de filmes em versão original (difícil de encontrar em Barcelona) e gratuita. Ele está localizado na Carrer Viladomat, 2-8.

Centre Cívic Urgell: oferece cursos trimestrais, atividades culturais, espetáculos e conferências. Tem uma programação de mais de 500 atividades anuais e 15 mil usuários. Está localizado na  Carrer Comte d’Urgell, 145.

Centre Cívic Fort Pienc: oferece cursos trimestrais, atividades culturais, exposições, espetáculos e conferências. Tem uma programação de mais de 300 atividades anuais e quase 9 mil usuários. O centro está situado na Plaça Fort Pienc, 4.

Centre Cívic Sagrada Família: oferece cursos trimestrais e atividades culturais e para crianças. Tem uma programação de mais de 300 atividades anuais e quase 9 mil usuários. O endereço é Carrer de Provença, 480.

Centre Cultural La Casa Elizalde: oferece cursos trimestrais e atividades culturais, exposições de arte contemporânea, espetáculos e concertos de artistas emergentes. Tem uma programação de mais de 800 atividades anuais e quase 27 mil usuários. Destaque: uma programação variada de artes plásticas e audiovisual. Está localizado na Carrer de València, 302.

Já frequentou algum desses centros culturais de Eixample?

Sobre o autor

Clarissa

Clarissa é uma escritora e blogueira apaixonada pela cidade de Barcelona.

Deixe um comentário