blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Descobrir

Distritos de Barcelona: Ciutat Vella

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

De todos os distritos de Barcelona, o de Ciutat Vella é aquele que melhor retrata a história da capital catalã. Seus quatro bairros (el Raval, el Gòtic, la Barceloneta e Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera) concentram alguns dos principais pontos turísticos de Barcelona, locais de grande relevância no cenário sociocultural catalão.

Artigo relacionado: Distritos de Barcelona: Les Corts

O antigo e o novo na Ciutat Vella

A praia de Barceloneta é um dos locais mais visitados do distrito de Ciutat Vella

Foto por: pug freak via Visual Hunt

Um passeio pelo bairro Gòtic é uma viagem aos primórdios de Barcelona. O bairro mais antigo da cidade foi o palco da fundação de Barcino, a atual Barcelona, há cerca de dois mil anos.

Entre os locais mais conhecidos do bairro, estão a Catedral de Barcelona, o Palau de la Generalitat de Catalunya (sede do governo catalão localizada na Plaça de Sant Jaume) e o Palau Reial Major (residência medieval que abrigava representantes da realeza), localizado na Plaça del Rei. Em comum, esses três centros foram desenvolvidos com traços da arquitetura gótica.

Contrastando com o caráter medieval do Gòtic, o bairro de Barceloneta possui ares praianos e contemporâneos. Além da bela praia, destacam-se como pontos de visitação os restaurantes, bares, discotecas, e o Museu d’Història de Catalunya. Caso ainda não conheça o bairro, e queira passar uns dias nele, o hotel W Barcelona é uma excelente opção.

Artigo relacionado: Conheça El Born

Um distrito multicultural e popular

O Mercat de Santa Caterina é um dos ícones do distrito de Ciutat Vella

Foto por: Paco CT via Visual Hunt

O distrito de Ciutat Vella tem nos bairros de Raval e Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera uma notável oferta cultural para seus moradores e turistas.

Em Raval, estão localizados, por exemplo, o Museu d’Art Contemporani de Barcelona, o Gran Teatre del Liceu e o Palau Güell. Esses são apenas alguns dos ilustres espaços que dão vida a um bairro que, nos anos 70, possuía uma péssima reputação. Outros interessantes e conhecidos locais de Raval são o mercado La Boqueria, a Font de Canaletes, e o Gato de Botero, uma estátua que representa um grande gato gordo.

No bairro de Sant Pere, Santa Caterina i la Ribera, existe uma semelhante variedade de cartões postais. Um deles é o El Born Centre Cultural, o antigo Mercat del Born. E por falar em mercados, o Mercat de Santa Caterina, o segundo mais antigo de Barcelona, é parada obrigatória. O bairro conta, ademais, com ilustres patrimônios arquitetônicos e culturais, como o Palau de la Música Catalana e o Museo Picasso.

*Foto principal por: moacirpdsp via Visual Hunt

Distritos de Barcelona: Ciutat Vella
Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Rodrigo é escritor, blogueiro e professor de catalão e inglês.

Deixe um comentário