blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Morar em Barcelona

O que é o coliving?

Moradores compartilhar hobbies e interesses
Marcel
Escrito por Marcel
Avalie este post

Depois do coworking, ou seja, um espaço onde empresas comerciais e freelances compartilham espaço, serviços e, normalmente, sinergias, chega à Barcelona o conceito coliving, uma experiência parecida, mas com o tema da habitação como ponto central

O coliving é uma tendência nova, mas se você ainda não sabe o que é, não perca este artigo da ShBarcelona onde falamos sobre coliving na Cidade Condal.

Artigo relacionado: Espaços coworking em Barcelona

Descubra o coliving com ShBarcelona

A proliferação do coworking na Espanha é um fenômeno que não é novo para alguns países, como Estados Unidos ou Reino Unido, mas é pouco conhecido na Espanha.

O coliving se originou no Vale do Silício, o berço das novas tendências que envolvem as novas gerações. Este fenômeno se iniciou devido a pouca oferta de habitação e a alta demanda de profissionais que chegavam a São Francisco. 

Esta situação marca o início de um movimento especial. Começaram a aparecer edifícios onde os inquilinos compartilhavam hobbies e, em alguns casos, trabalho ou especiazação.

Apartamento compartilhado ofeerece integração entre pessoas

Foto de Pexels via Pixabay

E foi assim como os jovens e os não tão jovens empregados de empresas tecnológicas com jornadas de trabalho modernas transformaram as suas aspirações por uma propriedade privada numa nova forma de viver.

O nome é auto-explicativo: coliving é compartilhar o lugar onde se vive. Como o coworking já está completamente implementado na Espanha, com o coliving, começamos a compartilhar habitações, um conceito novo que revolucionou o setor. 

Quando falamos de coliving, o habitual é falar de espaços no estilo casas-hotéis com diferentes suítes premium totalmente equipadas. Um dos exemplos mais recentes é o Tutor18, situado em Madri. Também se compartilham áreas comuns que permitem socializar os residentes.

Artigo relacionado: O que você precisa saber antes de alugar um apartamento em Barcelona?

O objetivo do coliving é compartilhar não apenas uma vida em comum, mas também desejos, interesses e preocupações com pessoas relacionadas à nós. É uma forma mais completa de colaborar no mundo e criar um estilo de vida alinhado aos nossos interesses.

Definitivamente se trata de compartilhar a vida com pessoas com as quais podemos compartilhar aulas de conversação em outros idiomas, aulas de yoga, viagens para descobrir culturas novas, sessões da saga Star Wars ou séries populares, como Game of Thrones ou Big Bang Theory, com um estilo de vida similar ao coliving.

O coliving é algo que, provavelmente, se converta em inevitável, embora, a princípio, possa resultar muito chocante com a idiossincrasia relacionada à propriedade privada que se vive na Espanha, onde a compra é a ideia mais difundida se você tiver oportunidades.

Todos os ambientes do apartamento são compartilhados

Foto de jarmoluk via Pixabay

A meio caminho entre o piso compartilhado e o de estudantes, com a singularidade de que a idade dos inquilinos pode ser bem mais elevada, algumas pessoas pensarão que se trata de um sintoma da problemática surgida pelos elevados preços da habitação na Espanha e outros podem pensar que é uma nova maneira de entender a vida numa sociedade onde o modelo de família está mudando rapidamente.

Definitivamente, o coliving é uma nova de forma de viver que os jovens empreendedores e criativos dispõem de uma área totalmente privada, mas têm acesso à zonas públicas onde podem compartilhar diferentes atividades, desde cursos ou classes especiais criados pelos próprios inquilinos e outras coisas que podem formar parte dos desejos e entretenimento das pessoas que convivem nesse espaço. 

O que você acha do coliving?

Sobre o autor

Marcel

Marcel

Deixe um comentário