blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Os conselhos dos nossos colaboradores

Como lidar com o dinheiro em janeiro

Rodrigo
Escrito por Rodrigo
Avalie este post

Chega o fim de ano, e com o mês de dezembro chegam as grandes despesas. Festas de confraternização, amigo oculto, refeições em família, presentes de Natal para amigos e parentes, celebrações para fechar o ano e aquelas promoções imperdíveis. Então, quando voltamos à normalidade e olhamos a conta bancária, percebemos o quão difícil pode ser o mês de janeiro para o nosso bolso. Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas dicas sobre como lidar com o dinheiro em janeiro.

Artigo relacionado: Aplicativos que te ajudarão a economizar

Planejamento, prioridades e responsabilidade

Foto por Pixabay

A primeira coisa que você deve fazer é uma lista das despesas fixas e das entradas de dinheiro previstas para os próximos meses. Parar para pensar e enumerar exatamente os gastos mensais são práticas que todos deveríamos ter. Isso nos permitirá ver que há despesas que podemos evitar, e que se diminuirmos os excessos, poderemos investir em coisas que realmente valham a pena. Calcule seu orçamento e atenha-se a ele, dando prioridade ao que é estritamente necessário. Administrar responsavelmente as saídas de dinheiro durante as festas de fim de ano nos ajudará a passar o mês de janeiro sem apertos financeiros. Isso não significa que tenhamos que deixar a carteira fechada durante a época festiva. Com o orçamento sobre controle, é perfeitamente possível aproveitar as celebrações com nossa família, amigos, dar presentes e participar de atividades incríveis.

Artigo relacionado: Como economizar nas compras de Natal em Barcelona

Foto por Pixabay

Logo após os dias marcados pelas compras e entregas de presentes, chegam as promoções. Se você se deixar levar pela febre consumista, poderá comprar mais do que necessita. Comparar preços em diferentes lugares é uma garantia de comprar com mais responsabilidade e, consequentemente, por menos dinheiro. É preciso, também, ter bastante cuidado com aquelas pechinchas: não compre se realmente não precisar, e lembre-se que, às vezes, o que é barato pode custar muito caro. Calcular o orçamento não é uma das tarefas mais fáceis, requer tempo e muita paciência. Existem pequenas coisas que você pode fazer para reduzir a faixa vermelha do cálculo, como usar menos o carro e dar preferência ao transporte público ou à caminhada, se possível. Na hora do almoço no trabalho, você pode economizar usando aqueles recipientes de plástico para conservação e preparo de alimentos. Dessa forma, você gastará menos dinheiro com idas ao restaurante, e poderá comer alimentos mais saudáveis.

Conhece outros jeitos de economizar dinheiro?

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário