blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Morar em Barcelona

Como os jovens podem encontrar moradia em Barcelona?

Imagem de grandes janelas de residências em Barcelona
Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Procurar uma casa para comprar ou alugar em Barcelona pode ser uma tarefa muito estressante. Encontrar a localização perfeita e o entorno ideal é uma questão de achar aquela oportunidade de grande potencial.

Como os jovens podem encontrar moradia em Barcelona? Neste artigo de ShBarcelona, ​​você ficará a par de todas as informações para que sua tentativa de encontrar um bom imóvel na capital da Catalunha termine em êxito.

Artigo relacionado: Atividades para jovens em Barcelona

Dicas para os  jovens encontrarem moradia em Barcelona

Imagem de jovens sentados em uma calçada em Barcelona

Foto por Visual Hunt

A primeira coisa que você deve saber é que a cidade possui uma Xarxa d’Oficines de l’Habitatge (Rede de Escritórios de Habitação), onde você pode obter informações sobre moradia e outros serviços. Essa rede facilita o acesso à moradia por meio:

  • do oferecimento de um auxílio-moradia, que ajuda a pagar aluguel e serviços de mediação (proprietários e inquilinos);
  • da disponibilização de acesso às promoções existentes de moradias de proteção oficial em Barcelona;
  • do gerenciamento de concessões de licenças de habitação;
  • da concessão de auxílios à reforma e reabilitação de edifícios (eficiência energética, instalação de elevadores etc);
  • e do esclarecimento sobre problemas associados à moradia (dívida hipotecária, assédio, construção irregular ou superlotação).

Para fazer uma consulta presencial em um desses escritórios, é preciso fazer um agendamento. Uma alternativa é solicitar essas informações por meio do número 010.

É importante destacar que também existem outros centros de atendimento onde você poderá tirar dúvidas relacionadas à moradia.

Por exemplo, o Institut Municipal de l’Habitatge i Rehabilitació de Barcelona, ou a Secretaria d’Habitatge i Millora Urbana (onde você terá informações sobre auxílios para a reabilitação, compra ou aluguel de residências, e apartamentos com proteção oficial).

Para encontrar moradia em Barcelona, ​​os jovens podem acessar o Registro de Solicitação de Moradia com Proteção Oficial de Barcelona, e fazer sua inscrição. Os objetivos dessa entidade são:

  • informar sobre a demanda real existente nas moradias de proteção oficial em Barcelona;
  • zelar pela transparência durante o processo;
  • e agilizar o processo de concessão de moradias protegidas.

Artigo relacionado: Melhores bairros em Barcelona para alunos do programa Erasmus

Imagem de um quarto ao lado de uma sala em apartamento de Barcelona

Foto por Visual Hunt

Ao mesmo tempo, o Ajuntament de Barcelona (Prefeitura de Barcelona) realiza diferentes ações para fomentar um novo modelo habitacional que funcione como alternativa ao atual.

Esse modelo é chamado cohousing (uma espécie de moradia coletiva), um jeito de conter o estado de emergência do mercado imobiliário para aumentar sua área pública, e atender as pessoas que precisam de um lugar para morar.

A cohousing consiste em um tipo de cooperativa que permite que uma comunidade de pessoas tenha acesso a uma moradia em cessão de uso.

Por meio dessa modalidade, um grupo de pessoas pode morar em um edifício por um longo período, que varia entre 50 e 100 anos, por um preço inferior ao que normalmente estabelece o mercado.

Para que esse tipo de moradia seja viável, tanto os proprietários de terrenos quanto a própria Prefeitura cedem terrenos abandonados para que uma cooperativa possa usá-las e construir residências.

Os sócios deverão depositar uma entrada e pagar uma cota mensal. É importante destacar que, ainda que possam passar toda a vida nesses edifícios, os sócios nunca serão os proprietários, mas sim a cooperativa.

Assim, esse modelo alternativo de moradia pretende:

  • garantir um acesso mais fácil a uma moradia decente;
  • manter a titularidade do espaço oferecido;
  • impossibilitar a especulação imobiliária;
  • garantir a permanência dos moradores por bastante tempo;
  • e estimular uma administração comunitária.

Que outras dicas você teria para um jovem que deseja encontrar moradia em Barcelona?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário