blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
O que é preciso saber

Como tirar a carteira de motorista em Barcelona

Imagem de mulher no carro com chave na mão
Escrito por Rodrigo

Tirar a carteira de motorista é um sonho de muitas pessoas, pois ter um carro é sinônimo de maior rapidez e independência do transporte público. Entretanto, o processo para a obtenção do desejado documento não é fácil, pois são necessárias muitas horas de aulas prévias aos exames finais.

Você saberá, neste artigo de ShBarcelona, como tirar a carteira de motorista em Barcelona. Saiba quais são as regras e os documentos para a obtenção da habilitação. Em caso de dúvidas, envie-nos seus comentários.

Artigo relacionado: Conhecer Barcelona com um veículo elétrico

Os exames de direção em Barcelona

Imagem de táxis de cor negra e amarela

Foto por Visual Hunt

Os exames de direção representam o passo prévio à obtenção da habilitação. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada um dos dois exames necessários para você tirar sua carteira de motorista em Barcelona:

Exame teórico

Não basta ter aprendido a comandar um carro: é necessário, também, estar a par das regras de trânsito para estar apto a obter a carteira de motorista.

Seus conhecimentos são avaliados no exame teórico de direção, cuja duração é de meia hora. O formato do exame, que pode ser feito no idioma de preferência do aprendiz, é de múltipla escolha, e admite um número máximo de três erros.

Vale a pena recordar que é necessário ter, minimamente, 17 e 9 meses na data da realização do exame teórico.

Exame prático

Dos dois exames, este é o mais emocionante. O exame prático de direção tem duração de 25 minutos. Um tempo aparentemente curto, que contrasta com os 45 minutos das aulas práticas, mas suficiente para colocar à prova tudo que foi treinado.

Esse exame é feito em língua espanhola. Do tempo total de realização, os candidatos têm direito a cinco minutos de aquecimento, ou seja, um tempo para que possam fazer as revisões pertinentes no veículo, e para que tenham um mínimo de preparo psicológico. Os 20 minutos posteriores são os decisivos, já que os candidatos devem seguir as instruções do professor, devendo conduzir o carro de acordo com elas.

O fracasso no resultado final não é o fim do mundo. Caso não consiga uma pontuação suficiente para a obtenção da carteira de motorista, você terá direito a uma nova tentativa, que acontecerá 12 dias após a primeira. Uma terceira chance é dada caso a segunda não seja bem aproveitada. O período de espera, entretanto, é maior: 18 dias.

Artigo relacionado: Transportes disponíveis em Barcelona

Carteira de motorista para estrangeiros

Imagem de carros no trânsito

Foto por Visual Hunt

Tirar a carteira de motorista em Barcelona tem alguns requisitos em forma de documentação. Antes de mais nada, é crucial que você tenha uma autorização de residência na Espanha.

No caso de pessoas que já tenham uma carteira de motorista obtida em seu país de origem, e queiram obter uma carteira nos moldes espanhóis, ou desejem comprar um carro, é preciso que tenham em mãos para apresentação os seguintes documentos: formulário para a reserva de cita, preenchido no site da Dirección General de Tráfico; carteira de identidade; o NIE; pagar a taxa de 30 euros; um documento que certifique que você está apto a dirigir; sua carteira de motorista original; uma foto de 32 x 26 mm.

Tirou sua carteira de motorista em Barcelona?

* Foto principal por Visual Hunt

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário