blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Morar em Barcelona

Conselhos para evitar roubos em casa

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Nossa casa é o lugar onde nos sentimos mais seguros, onde nos refugiamos e podemos descansar. Por isso, quando uma casa é invadida e os pertences são roubados, surge uma sensação de vulnerabilidade nos moradores, indefesos diante da invasão à sua propriedade e intimidade. Consequentemente, muitas vezes pensam como poderiam ter evitado o roubo, porém, nem sempre é fácil manter-se adequadamente prevenido, já que os especialistas em aquisição de objetos alheios aperfeiçoam suas técnicas e estratégias de ação. Apesar disso, é possível seguir uma série de conselhos a fim de evitar episódios como esse. Confira as dicas que ShBarcelona tem para você sobre como evitar roubos em casa.

Artigo relacionado: Instalar um alarme em casa

Conselhos para despistar os ladrões

Quando você estiver em casa…

Foto por Pixabay

Ser prudente é fundamental, portanto, não abra a porta de sua casa para pessoas desconhecidas. Caso te interfonem ou batam à sua porta, peça que se identifiquem. Por exemplo, pessoas que dizem ser empregados de companhias de abastecimento (gás, luz ou Internet). Não permita que entrem sem a devida identificação, especialmente quando a visita deles for imprevista. A mesma atitude deve ser tomada em relação aos entregadores: ultimamente, muitas empresas têm utilizado os serviços de entregadores autônomos, que não vão uniformizados com as credenciais da empresa (a Amazon é um exemplo). Portanto, se você não estiver à espera de nenhuma entrega ou já tiver uma devolução programada, não abra a porta. Outra medida de segurança é trocar a fechadura caso você more em uma casa previamente habitada por outras pessoas, ou se as chaves de sua residência tiverem sido roubadas ou perdidas. Além dessa dica, também é importante manter as janelas fechadas quando obras estiverem sendo feitas com o auxílio de andaimes, evitando, assim, que o interior de sua casa seja visto. Por último, mas não menos essencial, mantenha a porta trancada: apesar de ser a mais básica das recomendações, muitos moradores a ignoram.

Artigo relacionado: Por que ter um seguro residencial?

Quando você estiver fora…

Foto por Pixabay

Quando saímos de casa, seja por motivos de viagem ou por outros motivos que nos levem a deixar o domicílio por uns dias, é importante não dar evidências da ausência. Geralmente, os ladrões aproveitam esses momentos, já que, logicamente, a tarefa pode ser realizada com maior sucesso. Por esse motivo, se a casa passar a impressão de estar vazia, será um alvo mais acessível para aqueles que tiverem a intenção de invadi-la. De acordo com os especialistas em segurança residencial, não devemos baixar totalmente as persianas, ao menos não todas. São práticas recomendadas, também, deixar uma ou outra luz acesa, ativar o redirecionamento de chamadas do telefone fixo para um móvel (a fim de evitar que toque incessantemente), ter um alarme – ou ter, no mínimo, adesivos que identifiquem a existência dele – e, sobretudo, não anunciar em redes sociais a sua ausência. Por último, conte com a colaboração de um vizinho ou familiar de confiança para recolher as cartas que chegarem à caixa de correios.

Que outros conselhos para evitar roubos você tem?

Avalie este post

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário