blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Visite

Conheça o Museu CosmoCaixa

Escrito por Rodrigo

Adaptando os estudos relativísticos de Albert Einstein à magia de Barcelona, podemos dizer que a capital catalã tem o potencial de distorcer o espaço-tempo, tamanho o seu poder de atração. A cidade possui tantas ofertas culturais que para nós, moradores ou turistas, torna-se difícil escolher um ponto de partida. Tal qual a natureza, Barcelona é um grande mundo a ser explorado.

Neste artigo, te levaremos para uma viagem rumo a um universo paralelo, um lugar capaz de aguçar todas as dimensões da nossa curiosidade. Conheça o Museu CosmoCaixa, um dos maiores centros de divulgação científica de toda a Europa!

Artigo relacionado: Algumas invenções de origem catalã

Um pouco sobre a história do museu

São notáveis os traços da arquitetura modernista no CosmoCaixa

Foto por: Turol Jones, un artista de cojones via Visual Hunt

A história do Museu CosmoCaixa é recente, mas sua localização, não. Em 1904, o arquiteto Josep Domènech i Estapà iniciou seu projeto de construção de um edifício, com traços claramente modernistas, que serviria como asilo para pessoas cegas, o Empar de Santa Llúcia. O espaço esteve em funcionamento durante sete décadas (1909 – 1979).

Em 1981, após dois anos de reformas, o local foi transformado em museu dedicado à divulgação científica, o Museu de la Ciència, um dos melhores do continente europeu.

No dia 25 de setembro de 2004, após obras de ampliação do edifício, foi inaugurado o atual Museu CosmoCaixa. Em seus 50.000 m², os visitantes têm acesso a andares iluminados com luz natural e à beleza que caracteriza a arquitetura do período modernista.

Artigo relacionado: CaixaForum

Ciências no Museu CosmoCaixa

Desde pequenos, temos o costume de perguntar pelo porquê das coisas. É assim, com perguntas simples e complexas, que a humanidade avança em termos de conhecimento científico. No CosmoCaixa, crianças e adultos são envolvidos pela enigmática e cativante atmosfera das ciências. Confira, a seguir, o que de mais cativante existe no CosmoCaixa. Ambientes únicos para cada tipo de curiosidade:

Conhecendo o espaço sideral

Que tal conhecer um pouco sobre a história da evolução do Sistema Solar e do universo? O Planetário do CosmoCaixa oferece uma experiência incrível, em 3D, para crianças e adultos apaixonados pelas ciências astronômicas.

Desvendando a evolução do nosso planeta

Foto por: Turol Jones, un artista de cojones via Visual Hhunt

O Mur Geològic é um extenso painel formado por mais de 90 toneladas de estruturas rochosas. São amostras que permitem ao visitante conhecer o processo geológico que as formou, e consequentemente, um pouco da evolução do nosso planeta ao longo de seus 4,5 bilhões de anos.

Visitando a floresta amazônica

Com saudade do Brasil? O museu CosmoCaixa, por meio do Bosc Inundat, nos apresenta a magnífica biodiversidade típica da floresta amazônica. Trata-se de uma grande chance de conhecermos, em menor escala, o pulmão da Terra.

O Cosmo Caixa está localizado na Carrer d’Isaac Newton, 26,  08022 – Barcelona. Os horários e dias de funcionamento do museu são os seguintes: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

Está à procura de um lugar em Barcelona para morar? Conte com a ajuda do ShBarcelona!

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário