blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Cultura mexicana em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Barcelona tem espaço todas as manifestações culturais. Isso ocorre devido à presença massiva de cidadãos e turistas oriundos de outros países, como o Brasil, a Argentina e o México. Toda essa mistura cultural faz com que aprendamos um pouco mais sobre diversas nacionalidades em apenas um lugar. Pouquíssimas cidades no mundo são como Barcelona nesse aspecto.

Neste artigo de ShBarcelona, apresentaremos a você um pouco da cultura mexicana em Barcelona. O que é feito pela sua divulgação? Onde podemos ter aceso à ela? Caso tenha outras curiosidades sobre o tema, envie-nos seus comentários.

Artigo relacionado: Por que morar em Barcelona?

Divulgação de cultura mexicana em Barcelona

A cultura mexicana tem presença marcante em Barcelona

Foto de Taboadahdez via Pixabay

Na cidade de Barcelona, existem dois importantes protagonistas na divulgação de cultura mexicana: o Casal Mèxic Barcelona e o MEXCAT. Confira, a seguir, suas respectivas atuações:

Casa Mèxic Barcelona

O Casa Mèxic Barcelona trabalha pela divulgação de cultura mexicana organizando amostras cinematográficas, apresentações musicais, oficinas e exposições. O centro também presta os seguintes serviços sociais: atenção psicológica integral, coaching executivo e pessoal, e orientação profissional.

O Casa Mèxic Barcelona está situado, desde 19 de maio de 2017, na Carrer Mir Geribert, 8.

MEXCAT

Desde 2010, dois anos após sua fundação, a MEXCAT, associação sem fins lucrativos, tem trabalhado incansavelmente pela divulgação da cultura mexicana em Barcelona. A MEXCAT também atua a favor da divulgação da cultura catalã no México.

A MEXCAT organiza diversos tipos de oficinas (entre elas, uma de culinária mexicana), apresentações cinematográficas e o Barcelona Vive México, que é grande festival mexicano na capital da Catalunha. O evento traz à tona alguns dos principais elementos da cultura mexicana, como suas danças típicas, tequila e tacos.

Gastronomia mexicana

A gastronomia é um dos pontos mais conhecidos da cultura mexicana. E é por meio de uma visita a restaurantes de comida mexicana em Barcelona que podemos ter uma melhor noção do sabor de seus pratos mais típicos:

Tlaxcal

Considerado o restaurante mexicano mais recomendado pelos mexicanos, o Tlaxcal é parada obrigatória para quem quiser experimentar a comida mexicana. Entre as delícias típicas de sua encantadora culinária, estão os nachos, guacamole con totopos, ceviche, enchiladas, e tacos. Você não pode deixar de provar, também, o fabuloso pudim de manga com morangos. Depois da primeira experiência, você certamente vai querer repeti-la!

O Tlaxcal está localizado na Carrer del Comerç, 27.

Prove já as delícias da culinária mexicana em Barcelona!

Foto de RitaE via Pixabay

El Pachuco

O El Pachuco é um restaurante pequeno, mas sua essência gastronômica mexicana é quase incomparável. Seus tacos, enchiladas e quesadillas devem ser degustados com vontade! Não faltam, logicamente, nem a tequila e nem o tradicionalíssimo mojito. Experiência gastronômica simples, mas de elevada qualidade.

O El Pachuco está situado na Carrer de Sant Pau, 110.

Artigo relacionado: Os melhores lugares para tapas no Raval

Produtos mexicanos

Comprar produtos de outras nacionalidades é uma forma de nos aproximarmos de suas respectivas culturas. Um grande exemplo são os estabelecimentos de produtos e comida russa em Barcelona, que nos fazem conhecer um pouquinho mais sobre a cultura de seu país de origem.

Em Barcelona, existem dois centros vendedores de produtos mexicanos. O Reina de las Tortillas e o Abarrotes Doña Cuca são dois supermercados especializados em vendas dos tradicionais molhos mexicanos, tortillas, enlatados, doces, pimentas, refrescos, cervejas e tequilas.

Encontros com mexicanos em Barcelona

No site meetup.com, existe a possibilidade de encontrar pessoas que têm os mesmos gostos e projetos que nós. E para vivenciar um pouco mais a cultura mexicana, você pode participar do grupo México Güey, formado por pessoas interessadas em todos os aspectos da cultura mexicana, como tradições, artesanatos, comidas típicas e até gírias “hechas en México“!

Que outras características da cultura mexicana você conhece?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário