blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

Quatro curiosidades catalãs

Escrito por Rodrigo

Ao estarmos em outro país, nos deparamos com costumes que podem ser bastante distintos aos nossos. Podemos, portanto, ter algumas dificuldades de adaptação à cultura local, e dependendo da diferença climática, a nova experiência se torna uma aventura.

Entretanto, os brasileiros se sentem muito à vontade em Barcelona, uma cidade cosmopolita e multicultural. Um lugar repleto de curiosidades, presentes desde sua culinária até típicos hábitos sazonais. Neste artigo, ShBarcelona apresenta quatro curiosidades catalãs.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

 

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Símbolos catalães

Quando ouvimos ou vemos a palavra Catalunha, tendemos a associá-la às palavras Barcelona (cidade e/ ou time), catalão (idioma) e movimentos independentistas. Porém, a cultura catalã engloba vários outros aspectos e curiosidades, reunidos em alguns de seus principais símbolos de identidade:

Conheça o ShBarcelona

Os caganers catalães

O caganer é uma pequena escultura que os catalães, em época natalina, colocam sobre os presépios. De acordo com o imaginário catalão, o caganer é um símbolo de sorte e prosperidade. Ou seja, não colocá-lo sobre o presépio representa mau agouro.

Caganers com as cores da Estelada

Foto por Visual Hunt

A figura do caganer representa um agricultor trajando um gorro vermelho, vestes simples, e fumando um cachimbo. É provável que as primeiras aparições do caganer tenham ocorrido na época barroca, entre os séculos XVII e XVIII. Ligada ao meio rural, a figura do caganer representa, artisticamente, a realidade humana e as condições de trabalho à época.

Atualmente, são produzidos caganers que representam personalidades de grande fama, como políticos e jogadores de futebol.

A Estelada

É muito comum vermos, em dias de partidas do FC Barcelona, bandeiras com as cores da Catalunha (vermelha e amarela) com um uma estrela branca contida em um triângulo de fundo azul. Essa é a Estelada, que simboliza o ideal independentista catalão.

A Estelada tem sua origem em Vicenç Albert Ballester, no início do século XX. Ballester foi um militante nacionalista que inspirou-se no desenho da bandeira de Cuba, país onde Ballester morou por um tempo, e que lhe inspirou com sua resistência e luta contra o Império Espanhol.

Artigo relacionado: Curiosidades sobre a origem do nome Barcelona

Dias comemorativos

Algumas datas celebradas na Catalunha são conhecidas por nós, já que não são exclusivas de apenas um povo. Entretanto, elas ainda guardam algumas curiosidades devido a algumas de suas peculiaridades:

O Dia de São Jorge

Tanto no Brasil como na Catalunha, o Dia de São Jorge (Diada de Sant Jordi) é celebrado no dia 23 de abril. Porém, o modo como esse dia é celebrado nas terras catalãs ganha contornos mais corteses.

Diada de Sant Jordi e suas curiosidades

Foto por Visual Hunt

Nesse dia, costuma-se presentear as pessoas mais queridas: as mulheres recebem rosas, e os homens, livros. O dia 23 de abril é, a nível internacional, o Dia do Livro. Corresponde à data do falecimento de ilustres mestres da literatura universal, como Miguel de Cervantes e William Shakespeare.

O Dia dos Pais

Na Catalunha e em outros países, o Dia dos Pais é celebrado no dia 19 de março. Há, porém, uma explicação para esse fato. O dia 19 de março é considerado o Dia de São José (Diada de Sant Josep). José, de acordo com o mundo do Cristianismo, teria sido o pai de criação de Jesus. É comum, nesse dia, os catalães comemorarem com uma deliciosa sobremesa típica de sua culinária: a crema catalana.

Alugue o seu apartamento em Barcelona

Que outra curiosidade catalã você conhece?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário