blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Gastronomia

Curiosidades da gastronomia catalã

Imagem de crema catalana com frutas na camada
Escrito por Rodrigo

A gastronomia catalã é uma das mais admiradas em todo o mundo. A tão comentada dieta mediterrânea é representada com todo seu esplendor na cozinha típica catalã, em que elementos da terra e do mar se combinam de forma maravilhosa.

Caso você já esteja em sua hospedagem turística na Catalunha, e deseje conhecer um pouco mais sobre a gastronomia catalã, leia atentamente este artigo de ShBarcelona, ​​em que apresentaremos algumas curiosidades da gastronomia das terras catalãs.

Artigo relacionado: Pratos típicos da cozinha catalã

Confira o que você, possivelmente, não sabia sobre a culinária catalã

Pà amb tomàquet e presunto extremeño

Imagem de homem passando tomate pra fazer pa amb tomàquet

Foto por Visual Hunt

Existe uma combinação extremamente deliciosa formada por Catalunha e pela região espanhola de Extremadura. Sabe-se bem que um dos protagonistas da cultura gastronômica catalã é o delicioso pa amb tomàquet (pão com tomate) e pernil (presunto).

De acordo com muitos consumidores, o presunto de Extremadura é um dos melhores da Espanha. Nessa comunidade autônoma espanhola, pelo menos em boa parte da província de Badajoz, uma das ofertas mais conhecidas nos bares é a catalana, que consiste em pão com tomate (receita catalã) com presunto local. Esse presunto de Extremadura é o ibérico (el jamón ibérico).

Um pouco sobre a história da crema catalana

A crema catalana é uma das sobremesas mais típicas da gastronomia catalã. Há muitas dúvidas sobre suas origens, e uma das hipóteses é que tenha sido inventado por freiras de um convento catalão do século XVIII.

De acordo com essa hipótese, uma vez, elas deviam dar algo de comer ao bispo, mas o pudim que haviam preparado ainda não estava firme no momento que o serviram. Foi servido assim mesmo, e a ele foi acrescentado açúcar queimado como toque final.

Tradicionalmente, era uma sobremesa consumida aos domingos e feriados e, normalmente, acompanhando as cocas. Trata-se de uma sobremesa típica do dia 19 de março, o dia de São José, conhecido como Diada de Sant Josep.

A título de curiosidade, essa sobremesa é citada nas obras do escritor e jornalista Josep Pla e do poeta Miquel Martí i Pol.

Artigo relacionado: Pratos catalães tradicionais para passar o inverno

Escudella i carn d’olla, pratos de inverno com algumas variedades

Imagem de homem passando tomate pra fazer pa amb tomàquet

Foto por Visual Hunt

Normalmente, a escudella i carn d’olla é considerada um prato de inverno, já que é composta por uma sopa e produtos bem calóricos. Durante muito tempo, porém, foi consumido durante todo o ano, inclusive no verão, pois favorecia a recuperação dos nutrientes perdidos com o suor.

Alguns especialistas dizem que, no século XIV, era comum que as pessoas mergulhassem pedaços de pão no caldo da sopa, um costume mantido até o século XX, e ainda preservado por pessoas de idade avançada.

Também foi costume adicionar um pouco de vinho nas últimas colheradas, misturando tudo, algo que é típico na gastronomia da Occitânia.

Na comarca de Urgell e em municípios de Andorra, é tradicional o preparo de calderades nas festas de Sant Antoni Abad. Essas calderades nada mais são que uma grande escudella, que é dividida entre os participantes, e cada um deles leva uma parte para casa.

Conhece alguma outra curiosidade relacionada à gastronomia catalã?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário