blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Esporte

Curiosidades sobre o FC Barcelona

Imagem de escudo do FC Barcelona no gramado
Escrito por Rodrigo

O fascínio que o FC Barcelona exerce em seus torcedores e admiradores está acima de qualquer questionamento. A equipe de Messi, Suárez e Griezmann é somente um dos capítulos de uma longa história que começou em 29 de novembro de 1899. Muitos livros sobre a história do Barça foram publicados ao longo das décadas, contando fatos de grande magnitude e curiosidades que, nem sempre, vêm à tona.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Neste artigo, ShBarcelona apresenta duas curiosidades sobre o FC Barcelona. O clube catalão é seguido por mais de 300 milhões de torcedores ao redor do mundo, porém, muitos deles desconhecem suas raízes históricas. Apertem os cintos!

Artigo relacionado: Principais jogadores brasileiros na história do FC Barcelona

Por que o FC Barcelona se veste de azul-grená?

Os atletas do Barça, sejam de qualquer seção esportiva do clube, usam o uniforme nas cores azul e grená, exceto quando devem utilizar a vestimenta reserva. Por qual razão o principal símbolo do FC Barcelona tem essas cores como parte da identidade?

De acordo com os historiadores que analisam as origens do FC Barcelona, existe mais de uma possível razão para que o clube catalão se vista de azul-grená. Um dos possíveis motivos tem relação com o fundador do Barça, o suíço Hans Gamper (Joan Gamper). As cores do Barcelona, de acordo com essa primeira teoria, também seriam as de um clube fundado por Gamper na Suíça.

Imagem do logo na entrada do Camp Nou

Foto de S@ndrine Néel via Visualhunt

A segunda hipótese está baseada na cor dos lápis que eram utilizados à época (transição do século XIX para o século XX). Eram instrumentos de contabilidade que continham, de um lado, a cor azul, e do outro, a vermelha.

A terceira ideia relacionada à origem do azul-grená tem suas raízes em um importante acontecimento em 1892. Naquele ano, o futebol catalão começava a dar seus primeiros sinais de existência.

Descubra as curiosidades do FC Barcelona com os nossos imóveis

Na data de 25 de dezembro, a primeira partida oficial de futebol em terras catalãs foi disputada por duas equipes: uma delas estava vestida de azul; a outra, de vermelho. Uma parte dos membros daquelas equipes integrou o primeiro clube catalão de futebol, o Barcelona Football Club.

Alguns dos jogadores do Barcelona Football Club tiveram seus nomes ligados à fundação do FC Barcelona.

Curiosidades à parte, deve-se dizer que é impossível não associar o FC Barcelona ao azul-grená. Para os verdadeiros seguidores do clube, qualquer outra combinação de cores seria válida, menos o branco.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

FC Barcelona história e suas curiosidades

Um escudo de um clube esportivo é como um brasão que identifica famílias, províncias e nações. Por mais que a existência de um grupo ou região seja duradoura, o escudo que lhes identifica passa por mudanças. Na história do FC Barcelona, são conhecidas dez versões do escudo.

A fim de sabermos quem foi o idealizador do traçado do escudo FC Barcelona, voltemos a 1910.

Carles Comamala, jogador e desenhista

Poucos são os jogadores cujo impacto se fez marcante na estrutura de um clube. Um desses atletas foi o catalão Carles Comamala, que vestiu a camisa do Barça entre os anos de 1903 e 1912.

Até 1910, o escudo do clube era o da própria cidade. Entretanto, existia um desejo de que o FC Barcelona tivesse o seu próprio brasão. Naquele ano, foi organizado um concurso que tinha por objetivo a definição do escudo que representaria o clube. O desenho que passaria a ser o escudo oficial do FC Barcelona era de Carles Comamala.

O desenho atual

O intervalo de 92 anos entre a versão original de Comamala e a atual não mudou a essência do escudo do Barça. Nesse período, entretanto, algumas curiosidades podem ser destacadas: devido ao franquismo, a sigla do escudo (FCB) foi alterada para a versão castelhana CFB (Club de Fútbol Barcelona).

Torcedor comemora a entrada do Barcelona em campo

Foto via Pexels

Além disso, o número de barras que identificam a bandeira catalã foi reduzida. Apenas em 1974, quando a ditatura franquista beirava o seu fim, o escudo azul-grená voltou a ter a composição original.

Encontre o imóvel ideal para a sua estância

Em 2002, o escudo do FC Barcelona sofreu a sua última alteração estilística, permanecendo inconfundível aos olhos de seus torcedores e rivais.

O que mais você conhece sobre a história do FC Barcelona?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

Deixe um comentário