blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

Curta a festa de Sant Joan 2019 em Barcelona

Escrito por Rodrigo

A festa de Sant Joan é uma das mais celebradas na capital da Catalunha. Tradicionalmente, está ligada à chegada do verão, à noite mais curta do ano e ao esoterismo, marcado pelos rituais de magia branca, que prometem nos livrar dos conflitos e do mau-olhado. Essa purificação é simbolizada pelo fogo. Neste artigo de ShBarcelona, contamos mais detalhes sobre a festa de Sant Joan em Barcelona, e esperamos que você possa, neste 2019, aproveitá-la ao máximo.

Artigo relacionado: Viva a festa de Sant Joan em Barcelona

Saiba como é celebrada a festa de Sant Joan

Foto por Visual Hunt

Sant Joan é uma festa celebrada em todos os cantos do território catalão. Em Barcelona, bem como nas demais cidades, vizinhos, familiares e amigos se reúnem para jantar, tocar música e acender fogueiras. Não faltam, logicamente, os rituais mágicos que servem para afastar as más energias de nós. Costumeiramente, a celebração começa no dia 23 de junho, à tarde, com a chegada da Flama del Canigó (uma grande chama) à Plaça de Sant Jaume, onde é recebida pela Àliga e pelos Gegants de Barcelona ao som de Muntanyes del Canigó. Em seguida, os representantes de cada bairro recolhem o fogo que acenderá as fogueiras de toda a cidade. Com o acendimento das fogueiras, inicia-se, oficialmente, a comemoração pelas ruas e praças da cidade, com refeições populares, espetáculos pirotécnicos, e muita dança na noite mais curta do ano.

Artigo relacionado: Calendário de feriados de 2019

Foto por Visual Hunt

A origem da festa de Sant Joan está associada às celebrações pela chegada do solstício de verão, cujo ritual principal é acender uma fogueira. A finalidade desse ritual era “dar mais força ao Sol”, que passaria a “se enfraquecer” a partir desse dia. Simbolicamente, o fogo tinha uma função purificadora para as pessoas que o contemplavam: espantava os espíritos ruins, e atuava na renovação da nossa vida. Uma das crenças do dia de Sant Joan é que os casais que saltam junto à fogueira ganham felicidade e sorte. Também é dito que moças jogavam guirlandas, feitas por elas, por cima das chamas da fogueira, e os seus amados deveriam pegar as guirlandas antes que elas caíssem no fogo. As guirlandas eram consideradas símbolos de boa sorte. Outro costume associado à festa é o de banhar-se nas ondas do mar, a fim de receber toda a sua força. A sorte e as boas vibrações também são chamadas quando as pessoas colocam joias, pedras do rio ou conchas do mar em uma tigela, e as deixam expostas à luz da lua. Depois de secas e limpas, os talismãs estarão livres das más vibrações.

Como você celebra Sant Joan?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário