blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Eventos

Dia de Corpus Christi em Barcelona

Escrito por Rodrigo

O Corpus Christi é uma celebração cristã que acontece no décimo primeiro dia após Pentecostes, que é o dia que celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Na capital da Catalunha, a celebração dessa data tem bastante história e muitas curiosidades. Neste artigo de ShBarcelona, você saberá como é celebrado o Corpus Christi na Ciudad Condal. Neste ano, será no dia 20 de junho, pelas ruas do bairro Gòtic.

Artigo relacionado: A Catedral de Santa Eulàlia

Saiba como o Dia de Corpus Christi é celebrado em Barcelona

Foto por Visual Hunt

O Corpus Christi já foi considerado a verdadeira festa major de Barcelona, sendo ela uma tradição que tem mais de seiscentos anos na cidade. Nesse dia festivo, desfilam os elementos culturais mais representativos da capital catalã. A procissão de Corpus Christi é dividida em duas partes: a primeira, lúdica, é organizada pelo Ajuntament de Barcelona, e é a que corresponde ao desfile de personagens do folclore da cidade, ao som de música e dança tradicionais. A segunda parte é caracterizada pela procissão mística, organizada pelos cônegos da Catedral. Além da procissão, que começa na Plaça de Sant Jaume e termina na Catedral, passando pela Carrer del Bisbe, o arcebispo de Barcelona celebra a missa de Corpus Christi na Catedral.

Artigo relacionado: As Festas de Santa Eulália

Foto por Visual Hunt

Uma das manifestações culturais do Dia de Corpus Christi é o L’ou com balla. Trata-se de uma tradição que data do ano de 1440, e é exclusivamente da capital catalã, e sempre chama a atenção de quem a assiste. É um pequeno espetáculo à parte. L’ou com balla é um evento que consiste em fazer “bailar” um ovo vazio sobre um jato de água de fontes de claustros, quintais e jardins de algumas instituições e casas particulares. Ao redor desse jato de água, são postas flores e cerejas. A origem e significado dessa peculiar tradição são desconhecidas, e podem ser interpretadas de diversas maneiras. Uma das teorias diz que essa tradição surgiu como um passatempo da burguesia e da nobreza, que se divertiam com o ovo momentos antes da procissão. De acordo com outra teoria, trata-se de uma homenagem à primavera e à fecundidade, representada pelo jato de água; também dizem que o ovo simboliza a exaltação à eucaristia, e que as cestas de flores, ao redor do jato de água, representam cálices.

Já passou o Corpus Christi em Barcelona? O que acha de suas tradições?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário