blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
O que é preciso saber

Dicas de segurança em Barcelona

Imagem de pessoas andando em Les Rambles
Escrito por Paula

A cidade de Barcelona é, geralmente, bastante segura, mas como em todas as metrópoles, é recomendável tomar precauções. Neste artigo, ShBarcelona apresenta algumas dicas de segurança que você deve levar em conta quando estiver na capital catalã, seja como turista ou residente.

Artigo relacionado: Por que morar em Barcelona?

Segurança para suas bolsas, mochilas e carteiras

Imagem de pessoas no ônibus, e uma delas com a carteira para fora do bolso

Foto por Visual Hunt

Uma das coisas mais eficazes que você pode fazer é não se comportar como um turista. Por exemplo, é normal que você precise consultar o mapa enquanto está na rua.

Um mapa é uma clara indicação de que você não é da cidade. Para sua segurança, o aconselhável é que, sempre que puder, você consulte o mapa dentro de lojas ou cafés.

Se isso não for possível, tente ser discreto na consulta e, se possível, encoste-se em uma parede, o que manterá sua mochila protegida, ou coloque a sua bolsa diretamente em frente ao seu peito/ barriga.

A cidade de Barcelona é repleta de belas vistas, o que nos leva a sempre ter uma câmera na mão para poder fotografar a qualquer momento. As câmeras fotográficas e câmeras de filmar são um óbvio indicador de que você é um turista. Sempre que possível, mantenha a sua câmera fora da vista dos outros.

Caso esteja no metrô, o recomendável é que você coloque a sua mochila não nas costas, mas sim no peito, e ter uma das mãos sempre posta sobre a abertura da sua bolsa. O metrô é um transporte muito utilizado, sendo comum que os viajantes tenham que estar em pé quase encostados uns aos outros, o que facilita o roubo de carteiras.

Ainda em relação às bolsas e mochilas, e quando estiver em um restaurante, nunca deixe-as penduradas na sua cadeira. Isso facilita o acesso aos seus pertences. O melhor é colocá-las debaixo da mesa, junto aos seus pés.

Artigo relacionado: Quero me mudar para Barcelona: o que devo fazer?

Imagem de pintura no chão com a inscrição "Pickpockets"

Foto por Visual Hunt

Em relação ao dinheiro, leve o mínimo possível com você ou, se possível, leve o dinheiro em uma bolsa ou compartimento que não possa ser identificado, como uma carteira. Existem grupos de ladrões que funcionam em conjunto.

Eles costumam criar uma distração, algo que chame a sua atenção, como pedir direções num mapa, deixar cair moedas, pedir doações. Enquanto você ajuda a pessoa, outro membro do grupo tratará de roubar o que conseguir.

Barcelona é uma cidade animada e com pessoas amigáveis. É, em geral, um local pacífico e seguro, mas propício a pequenos furtos, dado o seu caráter turístico.

Se você tomar as precauções necessárias, sua viagem será bastante tranquila e prazerosa. No site dos Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha, você encontrará muitas outras dicas de segurança.

Tem outra dica de segurança em Barcelona?

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Comentário

  • Meu amigo vou roubado DUAS vezes em Barcelona. Primeiro nas Ramblas, com um golpe bobo de um “mágico” de rua e depois dentro do hostel, onde arrombaram o armário dele. Bom se precaver mesmo.

Deixe um comentário