blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

El Born Centre Cultural

Escrito por Paula

El Born Centre Cultural é um espaço situado no antigo mercado do Born. Desenhado pelo arquiteto Antoni Rovira i Trias em 1873, o mercado do Born levou quatro anos a ser construido. Com o início das obras no ano seguinte ao da elaboração do seu desenho, a estrutura foi inaugurada em 1878, funcionando como mercado central até 1971.

os 2Seguindo corrente modernista catalã  da época, o edifício apresenta uma arquitetura de ferro. O mercado tem uma forma retangular com uma estrutura que se assemelha a dois edfícios que se cruzam, coberto de telha plana vidrada colocada sobre uma estrutura de ferro e pilares fundidos.

Com a passagem do tempo o mercado, encerrado, foi se degradando até que em 1977 foram iniciados trabalhos de restauração do edifício.

Mas o acontecimento que mudaria o destino do antigo mercado de Born ainda estava para vir. Em 2002 foi decidido que o edifício albergaria a Biblioteca Provincial de Barcelona. Mas quando os trabalhos de escavação começaram, foi feita uma descoberta surpreendente: o mercado havia sido construido sobre uma antiga cidade medieval.

A cidade decidiu preservar este achado histórico e a biblioteca foi passada para outro lugar. Graças a essa decisão, o antigo mercado se transformou em um centro cultural, inaugurado a 11 de Setembro de 2013, o dia que marca o fim da independência da Catalunha.

Hoje o antigo mercado está aberto a vistantes que podem entrar para conhecer as ruínas de uma cidade que fazia parte do distrito de La Ribeira, que havia sido demolida para a construção de uma estrutura militar segundo ordens do rei Felipe V.

ruínasEl Born Centre Cultural conta com uma exposição permanente chamada Barcelona 1700 – De las piedras a las personas através da qual os visitantes poderão conhecer a sociedade de Barcelona do século XVIII; e exposições temporárias como Hasta Conseguirlo! que expõe a situação da Catalunha durante a Guerra da Sucessão e a recriação da batalha final do dia 11 de Setembro de 1714.

O horário de funcionamento do Centro Cultural é de terça a domingo das 10h às 20h. O acesso ao centro é gratuito, sendo que qualquer pessoa pode entrar para conhecer a arquitetura do edifício e ver as ruínas desde o patamar superior.

Para visitar as ruínas ou as exposições temporárias será necesária a compra de um bilhete. Porém, se escolher fazer a visita no primeiro Domingo do mês, poderá aceder às ruínas e exposições gratuitamente.

El Born CC está fechado todas as segundas (exceto feriados).

Sobre o autor

Paula

Paula é uma escritora, tradutora e editora experiente.

Deixe um comentário