blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Morar em Barcelona

Conheça El Born

Imagem de uma rua do bairro de El Born
Escrito por Rodrigo

Ao buscarmos uma zona na qual morar, levamos em consideração, entre outras coisas, as opções de comércio. Quanto mais perto for um centro comercial, melhor para o nosso tempo. Uma zona com uma boa oferta de atrações turísticas também é um ponto positivo.

Em Barcelona, por exemplo, diversos são os bairros com núcleos comerciais e pontos turísticos ao nosso alcance. Neste artigo de ShBarcelona, recomendamos que você conheça El Born, uma das ares mais antigas de toda Barcelona.

Artigo relacionado: Bairros de Barcelona: El Raval

Curiosidades sobre o bairro El Born

Imagem da jazida arqueológica do antigo Mercat del Born

Foto por Visual Hunt

Conhecer a história do local onde vivemos enriquece nossa experiência como cidadãos. O bairro El Born foi palco de competições medievais conhecidas como justas, que nada mais eram do que combates entre cavaleiros.

Ainda na Idade Média, a arquitetura de estilo gótico se fez presente na construção, em 1383, da Basílica de Santa Maria del Mar, que dividiu com a Catedral de Santa Eulàlia a missão de zelar pela fé cristã na região de Barcelona (à época, Barcino).

Quatro séculos depois, o bairro El Born viveu um dos capítulos mais tristes da história catalã. No ano de 1714, durante a Guerra de Sucessão, o bairro sofreu numerosos bombardeios, que atingiram mais de mil residências.

Em 1876, os moradores do bairro ganharam o Mercat del Born, que foi o principal mercado de Barcelona durante quase 100 anos. O Mercat del Born, como veremos a seguir, é um ponto de parada obrigatória para todas as pessoas que quiserem conhecer uma parte da história de Barcelona.

Artigo relacionado: O Castelo de Montjuïc

Os melhores lugares do bairro

Depois de saber um pouco sobre a história do bairro El Born, chegou a hora de começar a vivê-la! A seguir, te apresentaremos um pequeno guia dos lugares mais atraentes e frequentados por turistas e moradores do bairro.

Os museus

Grande parte da história e da arte catalã está presente nos museus de Barcelona. Ideais para arqueólogos e amantes do conhecimento e das artes, os museus de El Born dão um grande toque cultural que um bairro tão histórico merece.

O Museu Picasso é, sem sombra de dúvida, o mais conhecido. Outra grande opção é o Museu Europeu d’Art Modern, inaugurado em 2011. O Museu del Mamut, que funcionou até o dia 25 de outubro de 2016, era, também, um dos símbolos do bairro.

Locais para refeições

Imagem da fachada do La Pizza del Born

Foto por Visual Hunt

Em El Born, você encontrará locais onde comidas e bebidas boas e baratas são servidas. A primeira grande recomendação é a La Pizza del Born. Trata-se de uma pizzaria que oferece mais de 30 sabores de pizza.

O cardápio da pizzaria inclui as famosas empanadas, saladas, massas variadas, sorvetes, tortas, café, vinhos e cervejas. Para saborear essa gama de delícias, vá ao Passeig del Born, 22.

Existem diversas outras opções de bares e restaurantes em El Born. Você, certamente, encontrará uma que combinará com seu paladar e bolso.

Patrimônios históricos

Além dos museus, a rota turística de El Born inclui a Basílica Santa Maria del Mar, herança da arquitetura gótica que caracteriza outros patrimônios culturais de Barcelona. Você encontrará todos os detalhes sobre os horários e preços de cada tipo de visita.

O Parc de la Ciutadella, situado na Passeig de Picasso,23, representa o espaço verde e natural do bairro, além de ser um dos mais visitados de Barcelona. Esse parque foi construído para a Exposição Universal de 1888, época em que a cidade de Barcelona passou por um notável crescimento em sua estrutura urbana.

Na construção do Parc de la Ciutadella, participaram os arquitetos Josep Fontserè i Mestre (projetista principal), Antoni Gaudí, Lluís Domènech i Montaner e Antoni Rovira i Trias.

O El Born Centre Cultural

Imagem do El Born Centre Cultural

Foto por Visual Hunt

De todas as atrações do bairro, o mais significativo é o El Born Centre Cultural. A importância do local se deve ao fato de ter sido o Mercat del Born, o principal mercado de Barcelona por cerca de 100 anos.

O El Born Centre Cultural surgiu a partir de duas fascinantes descobertas. Em 2001, foram encontrados, no recinto do Mercat del Born, destroços da região atingida pelos bombardeios de 1714.

Em 2002, ano em que as obras para a construção da Biblioteca Provincial de Barcelona (no próprio mercado) estavam em progresso, foram achados restos arqueológicos oriundos da época medieval.

Decidiu-se, então, que o antigo Mercat del Born fosse elevado à condição de Bem Cultural de Interesse Nacional, em 2006. Sete anos depois, mais precisamente no dia 11 de setembro de 2013, o local foi transformado em centro cultural.

Atualmente, o El Born Centre Cultural organiza uma vasta série de exposições temporárias e oficinas que mostram, com riqueza de materiais, as memórias mais marcantes de El Born e de Barcelona. A mais destacada das exposições é a Barcelona 1700.

Història e vida, permanente. Nessa exposição, temos acesso à jazida arqueológica, que nos mostra como era a vida dos cidadãos de El Born há três séculos.

Aberto de terça-feira a domingo, o El Born Centre Cultural está situado na Plaça Comercial, 12.

De qual lugar do Born você mais gosta?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário