blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Esporte

Melhores esportistas mundiais de origem catalã

Escrito por Rodrigo

A palavra Barcelona está ligada a grandes acontecimentos históricos, artísticos e esportivos. O nome da capital catalã nos remete à denominação do clube de futebol de maior destaque da última década, o FC Barcelona, popularmente conhecido como Barça. A Catalunha é berço de ilustres personalidades que, em suas respectivas profissões, levaram as cores da bandeira catalã ao topo do reconhecimento mundial. Neste artigo, ShBarcelona apresenta alguns dos melhores esportistas mundiais de origem catalã.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

Uma história de sucesso esportivo

Pep Guardiola, símbolo de êxito esportivo catalão

Foto por Visual Hunt

A região da Catalunha reúne e une tradição à estética. O fatídico acontecimento do dia 11 de setembro de 1714, até hoje marcante no inconsciente coletivo catalão, nada tem a ver com sua gloriosa história recente. As conquistas no mundo esportivo têm uma mistura de beleza, épica, e um forte catalanismo. Na década de 90 do século XX, a cidade de Barcelona ganhou projeção europeia e mundial com a conquista da Champions League pelo FC Barcelona, e pela realização dos Jogos Olímpicos. Esses marcos esportivos elevaram a autoestima dos catalães, e desde então, Barcelona e toda a Catalunha passaram a ter um lugar de maior destaque aos olhos do planeta.

Nos últimos dez anos, o povo catalão tem desfrutado do excelente momento esportivo de suas celebridades do mundo esportivo. Um dos maiores representantes destes tempos gloriosos é o atual treinador do Manchester City, Josep Guardiola. Pep ganhou todos os títulos possíveis com o time de Messi, além de ser protagonista de biografias, livros sobre estratégias de futebol, e ser reconhecido como cidadão de honra de Santpedor, município onde nasceu. Sua mentalidade vencedora e elegância no comportamento fazem de Pep Guardiola um verdadeiro símbolo de êxito.

Artigo relacionado: Escolinhas de basquete em Barcelona

Catalães no topo do mundo

Pep Guardiola encabeça a lista dos melhores esportistas mundiais de origem catalã. Confira, a seguir, outros nomes do esporte catalão que estão dominando o mundo:

Mireia Belmonte

Mireia Belmonte: a catalã é destaque na natação mundial

Foto por Visual Hunt

A nadadora Mireia Belmonte, nascida em Badalona, é um dos maiores nomes mundiais desse esporte. Participou dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), de Londres (2012) e do Brasil (2016). Em cada uma das duas competições, Mireia Belmonte conseguiu uma medalha de prata. No Brasil, conseguiu duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze. Dona de vários recordes europeus e internacionais, Mireia é a nadadora com mais títulos internacionais na história da natação europeia.

Gerard Piqué

O zagueiro nascido em Barcelona, famoso por sua destacada presença nas redes sociais, é um dos líderes do time azul-grená. O esposo da cantora colombiana Shakira atuou, profissionalmente, em três equipes: Manchester United, Real Zaragoza, e atualmente, FC Barcelona. Aos seus 32 anos, Gerard Piqué conquistou todos os títulos possíveis como jogador do Barça. Vestindo a camisa da seleção espanhola, o zagueiro catalão ganhou um título de Eurocopa e outro de Copa do Mundo. Atualmente, dedica-se apenas ao seu clube, depois de deixar a seleção da Espanha.

Pau Gasol

Nascido em Barcelona, foi o primeiro jogador catalão e o segundo da Espanha a jogar por uma equipe da melhor liga de basquete do mundo, a NBA. Atualmente, defende as cores do tradicional San Antonio Spurs. Antes de ser transferido para os Estados Unidos, Pau Gasol havia ganhado, com o Barcelona, duas Ligas ACB e uma Copa do Rei. Seu primeiro time norte-americano foi o Memphis Grizzlies, passando depois pelo Los Angeles Lakers e Chicago Bulls. Com a seleção espanhola principal, Pau Gasol ganhou a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Pequim, e a de ouro no campeonato europeu realizado na Polônia, em 2009. Seus títulos mais importantes nos Estados Unidos foram conquistados em suas temporadas no Los Angeles Lakers: bicampeão da NBA (2009 e 2010).

Que outro esportista catalão de ponta você conhece?

 

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário