blog shbarcelona català   blog shbarcelona français   blog shbarcelona castellano   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona   blog shbarcelona
Esporte

FC Barcelona x Espanyol: a rivalidade catalã

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

No mundo do futebol espanhol, há uma rivalidade que está acima de qualquer outra na competição nacional, e é considerada uma das três maiores do mundo. FC Barcelona e Real Madrid são os protagonistas de uma rivalidade com raízes político-sociais, e até hoje, dominam o pódio dos vencedores de Ligas e Copas. A título de ilustração, basta rever quem foram os dois últimos campeões do torneio continental mais importante do planeta. O Barça sagrou-se pentacampeão da Champions League em 2015. No ano seguinte, a equipe da capital espanhola levou o troféu. Apesar de os focos estarem nesses dois clubes, há outra rivalidade, foco deste artigo de ShBarcelona, que merece destaque no cenário futebolístico europeu: FC Barcelona x Espanyol, os maiores representantes do futebol catalão.

Artigo relacionado: História esportiva catalã – parte 1: futebol

Uma rivalidade centenária

FC Barcelona e Espanyol, uma rivalidade centenária

Foto por Josep Mª via Visual Hunt

A rivalidade entre as duas equipes iniciou-se do lado de fora dos gramados. O clube azul-grená, fundado por um suíço, era formado por jogadores de distintas nacionalidades. Em contrapartida, os rivais, inicialmente conhecidos como Sociedad Española de Football, decidiram incluir jogadores que fossem, exclusivamente, espanhóis. O primeiro confronto entre FC Barcelona e Espanyol aconteceu no dia 23 de dezembro de 1900. A partida, amistosa, terminou sem gols. Já no dia 27 de janeiro de 1901, o Barça derrotou o Espanyol por 4 a 1, no primeiro jogo oficial entre os times, válido pela antiga Copa Macaya, a atual Copa Catalunya.

Desde a temporada 1928 / 1929, a primeira da Liga Espanhola, FC Barcelona e Espanyol se enfretaram em 175 ocasiões (entre competições nacionais e europeias): foram 103 vitórias para os culés, 34 para os pericos, e 38 empates. Nos últimos anos, a equipe de Lionel Messi tem sido a clara favorita e vencedora do derbi catalão. O último grande gosto amargo provocado pelo Espanyol foi na temporada 2006 / 2007: a equipe culé, dirigida à época por Frank Rijkaard, perdeu o título da Liga Espanhola para o Real Madrid após empatar em 2 a 2 com os blanquiazules. Aquele encontro, no Camp Nou, é recordado como a partida do Tamudazo, já que o gol de empate do Espanyol foi marcado por Raúl Tamudo, um dos piores carrascos do FC Barcelona.

Artigo relacionado: Canaletes, o palco das celebrações do FC Barcelona

Algumas curiosidades do confronto

Curiosidades da rivalidade entre FC Barcelona e Espanyol

Foto por Ben Sutherland via Visual Hunt

O derbi de Barcelona guarda numerosas memórias marcantes. Uma delas está ligada a um jogo da temporada 1924 / 1925. FC Barcelona e Espanyol jogavam em Les Corts (estádio do Barça à época), e em um lance da partida, o atacante culé Josep Samitier recebeu cartão vermelho. Indignada, a torcida azul-grená atirou centenas de moedas contra o árbitro Pelayo Serrano. Após o final do primeiro tempo, a ação contra o árbitro se repetiu, e a partida foi suspensa. Dois meses depois, no dia 15 de janeiro de 1925, foi realizada uma nova partida em Les Corts, mas sem a presença de torcida.

Outro episódio marcante na história do confronto entre as duas equipes aconteceu no dia 14 de dezembro de 1952. Naquela temporada, os pericos eram líderes com folga na tabela classificatória. Uma das armas do Espanyol para revitalizar-se durante o intervalo era o uso de bombinhas e máscaras de oxigênio. Entretanto, naquele dia, os jogadores do Espanyol tiveram uma desagradável surpresa: quando chegaram ao vestiário, depararam-se com um ambiente impregnado de fumaça, pois as toalhas haviam sido queimadas. Após a ocorrência, a delegação Espanyolista se negou a voltar a usar o vestiário de visitantes do campo de Les Corts.

Já assistiu a algum FC Barcelona x Espanyol no Camp Nou?

 

FC Barcelona x Espanyol: a rivalidade catalã
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Comentário

Deixe um comentário