blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona   blog shbarcelona
O que é preciso saber

Feriados em Barcelona

Rodrigo
Escrito por Rodrigo

Quando vamos morar em outro país, precisamos nos adaptar a um bom número de diferenças culturais, ligadas, por exemplo, à gastronomia, roupas, festas e feriados. É importante que jamais esqueçamos de onde viemos, entretanto, mais importante ainda é buscarmos um jeito de nos adaptarmos ao novo estilo de vida. Neste artigo de ShBarcelona, estão listados os principais feriados em Barcelona. Vale a pena mencionar que alguns desses feriados são marcados por grandes eventos festivos.

Artigo relacionado: Dicas de adaptação à cultura catalã

Feriados nacionais

Conhecer os feriados em Barcelona é uma das formas de inserção em sua cultura

Foto por Visual Hunt

O primeiro dos feriados em Barcelona é o dia primeiro de janeiro, Ano Novo. Cinco dias depois, é celebrado o Dia de Reis, um dia esperado, sobretudo, pelas crianças, que aguardam ansiosamente pelos presentes. Entre o final de março e a primeira quinzena de abril, celebra-se a Sexta-feira Santa.

Os seguintes dias, marcados como feriados em Barcelona, são: Dia do Trabalho (1º de maio), Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), Dia da Hispanidade (12 de outubro), Dia de Finados (1º de novembro), Dia da Constituição (6 de dezembro), Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Natal (25 de dezembro).

Artigo relacionado: Um típico Natal em Barcelona

Feriados em Barcelona e na Catalunha

As festas de Sant Joan marcam um dos mais importantes feriados na Catalunha

Foto por Visual Hunt

Alguns dos feriados nacionais celebrados em Barcelona fazem parte do calendário dos brasileiros. Porém, como ocorre em cada região do Brasil, existem feriados celebrados somente em determinados locais do território nacional. Para que estejamos bem inseridos na cultura catalã, vale a pena conhecer os seguintes feriados em Barcelona e na Catalunha:

Dilluns de Pasqua Florida

Três dias após a Sexta-feira Santa, comemora-se a Dilluns de Pasqua Florida (Segunda-feira de Páscoa). O doce típico desse dia é a mona de Pasqua. É celebrada em toda a Catalunha.

Dilluns de Pasqua Granada

É celebrada 49 dias depois da Dilluns de Pasqua Florida. Popularmente, é conhecida como La Segona Pasqua (A Segunda Páscoa). A Dilluns de Pasqua Granada é comemorada em mais de 100 municípios da Catalunha.

La Nit de Sant Joan

A Nit de Sant Joan, também conhecida como Revetlla de Sant Joan, é uma grande festividade que ocorre na noite de 23 de junho, sendo considerado feriado o dia 24. De origem pagã, a Nit de Sant Joan marca o início do verão, e seu principal prato é a coca de Sant Joan. É comemorada em toda a Catalunha.

Diada Nacional de Catalunya

Falar de feriados em Barcelona é citar, obrigatoriamente, a Diada Nacional de Catalunya

Foto por Visual Hunt

O 11 de setembro é um dos dias mais importantes do calendário catalão. Trata-se da Diada Nacional de Catalunya, um evento popular que relembra a queda da Catalunha perante as tropas espanholas lideradas pelo rei Felipe V. O dia 11 de setembro de 1714 marcou o fim da Guerra de Sucessão Espanhola, e mais de trezentos anos depois, milhares de catalães se reúnem em prol das liberdades e contra a opressão. Vale a pena ressaltar que, com a derrota de 1714, a Catalunha perdeu sua soberania, leis próprias, direito ao uso de sua idioma e exercício de manifestações culturais em língua catalã.

La Mercè

Por volta do dia 24 de setembro, é celebrada a principal festividade de Barcelona, a Festa Major de La Mercè. A Mare de Déu de la Mercè é uma das duas patronas de Barcelona, ao lado de Santa Eulàlia.

Sant Esteve

Na data de 26 de dezembro, a Catalunha celebra o dia de Sant Esteve. A celebração de Natal continua com reuniões familiares, que aproveitam os alimentos não utilizados na ceia, e consomem os deliciosos canelons (canelones).

De qual dos feriados em Barcelona você mais gosta?

 

 

 

Feriados em Barcelona
5 (100%) 1 vote[s]

Sobre o autor

Rodrigo

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário