blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Costumes e tradições catalãs

As festas de Sant Medir

Cavalgada é uma das principais atrações de Sant Medir
Escrito por Marcel

As Festas de Sant Medir acontecem a cada 3 de março, sendo considerada uma das festividades mais importantes da Vila de Gràcia. É muito conhecida em toda a Espanha pelo burburinho criado pelos carros alegóricos que jogam toneladas de guloseimas ao público presente.

A celebração começa com uma procissão que chega até eremitério de Sant Medir, Collserola, onde se guarda tributo ao santo. Uma vez de volta, “las colles”, ou agrupações, protagonizam um enorme passeio pelas ruas mais características do bairro, encarregados de repartir doces entre o público, que está preparado para pegar tudo o que possa.

Nos falamos sobre isso hoje no artigo do ShBarcelona.

Artigo relacionado: As festas tradicionais de Gràcia

Toda a informação sobre as festas de Sant Medir

A celebração em honra à Sant Medir tem história. Ela é celebrada tanto no bairro de Gràcia como em La Bordeta e Sant Gervasi, cada um contando com as suas próprias agrupações.

Todos eles organizam um desfile e fazem o trajeto característico até chegar à ermita. Uma vez que estão ali, começa uma missa e um ato comemorativo onde se colocam laços na bandeira pertecente a cada grupo.

É preciso dizer que, tanto em Gràcia como no bairro de Sant Gervasi, as festas de Sant Medir tem lugar a cada 3 de março.

Sant Medir é uma das festas mais tradicionais de Barcelona

Foto de Barcelona.cat via Visualhunt

Se a celebração cai no domingo, a festa é transferida para o dia seguinte. No entanto, no caso de La Bordeta, o desfile sempre é feito no domingo seguinte à festividade.

A origem desta festividad se situa no bairro de Gràcia. A história conta com um padeiro chamado Josep Vidal i Granès. Em 1828, ele prometeu em suas orações que se fosse curado de uma infecção iria a igreja de Sant Medir a cada ano. Dito e feito, só que a cada ano foram adicionados novos visitantes entre amigos, familiares e vizinhos até que, com o tempo, se organizaram agrupações.

Artigo relacionado: As Festas de Santa Eulália

Segundo a lenda, no primeiro momento, o padeiro que lançava favas (ou feijão) ao público como homenagem ao santo, que depois se semeavam. Mais tarde, as favas foram substituídas por docinhos. Por isso, hoje se chama “Dulce Fiesta”, uma festa doce. 

Como já mencionamos, os grupos dos bairro de Gràcia saem para a perenegrição na manhã do 3 de março. Antes de iniciar a procissão que conduze à igreja, o desfile toma conta das ruas mais populares do distrito.

Uma vez terminada os eventos religiosos na ermita, por volta das oitos horas da noita, os grupos voltam dando lugar a um desfile bastante concorrido, onde pessoas de todas as idades recolhem as guloseimas que podem.

Doces são distribuídos em Sant Medir

Foto de Barcelona.cat via Visualhunt

Em Sant Gervasi sucede praticamente o mesmo. Pela manhã, os grupos passam pelas ruas deste barrio e depois vão em procissão até a igreja de Sant Medir de Sant Cugat. Ao retornarem, tem início um desfile com carros alegóricos, cavalos e guloseimas.

Acontece algo parecido em La Bordeta, só que o desfile acontece no domingo seguinte. O desfile em questão conta com a presença do grupo musical da Guardia Urbana (a polícia local) e acontece entorno da paróquia de Sant Medir. As agrupações com os seus caminhões e cavalos jogam doces para todos os presentes e, depois, começa a missa em honra ao santo.

O que mais você conhece sobre as festas de Sant Medir?

Sobre o autor

Marcel

Deixe um comentário