blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

História das festas de Gràcia

Escrito por Rodrigo

As festas populares sempre são motivo de alegria e diversão, e permitem que conheçamos muitas coisas sobre a cultura de um povo, como suas atividades de lazer e a história que construiu o seu presente. Em todas as festas dos bairros de Barcelona, a música, a dança, a bebida e a gastronomia revelam tradições centenárias preservadas pelas comunidades locais, que trabalham pela integração dos estrangeiros e, consequentemente, pela diversão de todos. Um bom exemplo dessas festas são as do bairro de Gràcia: moderno, cosmopolita e urbano, que luta para preservar sua essência de povoado, impactado pela intensa atividade local. Neste artigo, ShBarcelona conta sobre a história das festas de Gràcia.

Artigo relacionado: Que fazer e ver em Gràcia

História das festas de Gràcia

Foto por JaulaDeArdilla on Visual Hunt

A vila de Gràcia, como era conhecido este pequeno núcleo urbano, era uma comunidade camponesa que se transformou, pela atividade de seus moradores, em um bairro com artesãos, comerciantes e operários. A mudança na essência daquela população foi acontecendo durante o século XIX, e teve sua culminância com a anexação do bairro à cidade de Barcelona no final daquele século. Naquele período, surgiram as festas em homenagem à Assunção de Virgem Maria, no dia 15 de agosto. Portanto, os festejos tinham um forte traço religioso que, aos poucos, foram se transformando em uma festividade meramente lúdica.

O símbolo que melhor representa as festas de Gràcia é o concurso de ruas enfeitadas, que se transformou em um dos grandes emblemas do bairro. Essa tradição teve início em 1939, ano do final da Guerra Civil Espanhola. Depois de quatro anos marcados pela violência, os moradores de Gràcia decidiram incorporar a atividade de enfeitar ruas às festas da semana de 15 de agosto. As autoridades franquistas, ganhadoras da guerra, criaram uma Comissão Oficial de Festas que, entre outras atividades, se encarregava de organizar, com uma dotação orçamentária, um concurso de ruas enfeitadas. Em outros bairros de Barcelona, como o de Sants, também é comum enfeitar as ruas para as festas populares, mas em nenhum deles encontramos a qualidade e o esplendor das decorações das festas de Gràcia.

Artigo relacionado: As festas populares do Raval

As atuais festas de Gràcia

Foto por Xaf on Visual Hunt

Atualmente, as festas de Gràcia são uma grande atração turística, reunindo diversos participantes ao longo de seus sete dias de celebração. Durante as manhãs e tardes, os visitantes lotam as ruas inteiramente enfeitadas, onde as crianças podem se deliciar com uma chocolatada, e assistir a apresentações de mágica ou fantoches. Lá pelo entardecer, costuma-se preparar uma butifarrada para a janta, acompanhada por músicas de vários estilos tocadas ao vivo – algumas por grupos de grande prestígio. A decoração das ruas é feita com materiais recicláveis, revelando um trabalho cheio de originalidade feito ao longo de todo um ano, até que tudo esteja pronto para o primeiro dia das festas, que começam com uma espetacular queima de fogos de artifício. Se você estiver em Gràcia no mês de agosto, não perca esse espetáculo festivo. Para mais detalhes sobre a programação das festas de Gràcia, visite este site.

O que você acha das festas de Gràcia?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário