blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Arte e cultura

História das mulheres mais importantes de Barcelona

Escrito por Renata

Pelo caráter empreendedor, inteligência, valentia e incríveis contribuições, são muitas as mulheres que deram o que falar ao longo de toda a história de Barcelona. O nome dessas batalhadoras pode ser algo desconhecido, mas não existe dúvida que de algum modo elas marcaram o futuro de Barcelona e de toda Espanha.

  • apartamentos para arrendamento em barcelona

 

Cultas, batalhadoras e sofisticadas, as conheçam e descubra a razão pela qual se converteram em mulheres de Barcelona importantes na história da Cidade Condal. São mulheres que inspiram! Hoje, nesse artigo, de ShBarcelona, falamos de pessoas importantes na história da Espanha.

Artigo relacionado: As Festas de Santa Eulália

Descubra a história das mulheres mais influentes de Barcelona, pode ser que você não saiba quem são elas

Conheça essas mulheres sábias, prudentes e inspiradoras. Sem dúvida, são um exemplo a seguir:

Santa Eulàlia

Uma das mulheres muito importantes foi Santa Eulàlia. Essa mulher nasceu no bairro de Horta, no ano 290.

Nesse momento, o Cristianismo tomava conta da Europa, a pesar de faltar muito terreno para ser conquistado. Não foi fácil para os cristianos, já que nessa época eles eram perseguidos e assassinados.

Alugue o seu apartamento em Barcelona

Eulália foi fiel a sua religião e sua confissão foi a entrada para a prisão. Foi levada a julgamento e uma vez mais reafirmou tudo o que pensava, sendo vilmente torturada. Atualmente, uma rua do Bairro Gótico tem o seu nome, a Baixada de Santa Eulàlia.

María Josefa de Massanés

Foi uma grande escritora e poetisa do século XIX, na época do Romanticismo. Sua mãe faleceu quando ela era pequena e acabou sendo criada pelos avós.

papéis escritos em cima de uma mesa velha

Imagen de nile en Pixabay

Ela ajudava a avó materna no seu trabalho como bordadora, mas não conseguiu evitar ficar longe da literatura, sua grande motivação. Acabou convertendo-se em uma poetisa de muito prestigio, a primeira da época.

Maria Josep Colomer i Luque

Sua história está repleta de ação, valentia e coragem. Nasceu em 1913, em Barcelona, e com o tempo se tornou a primeira mulher da Catalunha em pilotar um avião.

Formava parte de uma família tradicional burguesa, mas bem rápido percebeu o futuro em e na aeronáutica. De fato, conheceu o arquiteto do aeródromo na Catalunha e logo se tornou a protagonista da campanha de marketing do local.

Em vez de ir as aulas em um instituto feminino, pilotava em segredo até que fez o curso de piloto ao mesmo tempo em que trabalhava no aeródromo. Ministrou aulas e se converteu em instrutora durante a Guerra Civil, apesar de que com o tempo se casou e se tornou mãe de família, deixando finalmente sua carreira como piloto profissional.

Artigo relacionado:O Ciclo de Cinema de Mulheres

Margarida Xirgu i Subirà

Margarida Xirgu i Subirà foi atriz e diretora de teatro. Nasceu em 1888, na localidade barcelonesa de Molins de Rei e atuou por primeira vez com apenas 12 anos.

O início da sua carreira não foi nada fácil, já que ela também precisava ajudar a família e levar dinheiro para casa através do setor da confecção.

escenario del teatro

Imagen de MustangJoe en Pixabay

Com o tempo, se tornou uma grande estrela, ficou amiga de Lorca, participou de alguns filmes e terminou sendo uma fantástica diretora de teatro. Em sua homenagem, a praça onde podemos encontrar o Teatro Lliure de Barcelona, leva o seu nome.

Josefina Castellví i Piulachs

Josefina Castellví i Piulachs nasceu nos anos trinta e foi a primeira mulher espanhola em fazer uma expedição para a Antártida.

Contatar o ShBarcelona

É Doutora em biologia pela Universidade de Barcelona e foi uma reconhecida professora de investigação do CSIC. Durante sua carreira, seu trabalho foi premiado com vários prêmios como a Cruz de San Jorge ou a Medalla de Oro da Cidade de Barcelona.

Laia Subirats Maté

Laia nasceu em 1985, em Barcelona e estudou Engenharia de Telecomunicações. Tem um doutorado em Informática e um mestrado em Telemática.

Estamos falando de uma investigadora bem jovem que chegou longe no mundo da Inteligência Artificial. Seu trabalho é divulgar a ciência, sendo uma das pensadoras mais influentes da Espanha.

¿Você conhece outras mulheres da Espanha influentes de Barcelona?

Sobre o autor

Renata

Olá! Meu nome é Renata Almeida, sou brasileira e levo mais de 10 anos morando em Barcelona. Entre muitas coisas, sou apaixonada pelo mundo online e espero poder ajudar a você a “viver” um pouco dessa cidade através dos artigos do blog. Nos vemos por aqui ;)

Comentário

Deixe um comentário