blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Lazer e cultura

História do Dia Internacional da Mulher

Escrito por Rodrigo

O 8 de março é considerado o Dia Internacional da Mulher. Existem algumas polêmicas a respeito dessa celebração, como que não existe motivo para haver um dia dedicado a um gênero, e que, sendo assim, deveria haver um Dia Internacional do Homem.

De todos os modos, tudo tem uma razão de ser ou existir, e muitas pessoas não têm ideia de como e quando esse dia surgiu, e nem do que ele promove ou defende. Por isso, ShBarcelona resolveu contar um pouco, neste artigo, sobre a história e os motivos do Dia Internacional da Mulher, um grande símbolo na luta das mulheres pelos seus direitos.

  • aluguer de apartamentos sazonais em barcelona

 

Artigo relacionado: Feriados em Barcelona

Os direitos da mulher e suas reivindicações

O Dia Internacional da Mulher é um dos mais transversais, já que é dirigido a mulheres de diversas nacionalidades, culturas, línguas e condições socioeconômicas. Por isso, é uma das maiores referências no cenário de reivindicação dos direitos femininos.

Foto por Visual Hunt

Em todo dia 8 de março, a sociedade relembra as lutas das mulheres pelo seu espaço, contra um contexto em que o patriarcado foi o padrão social e institucional em grande parte dos países, em níveis variados.

Quer alugar o seu imóvel? Contate-nos!

Na Grécia antiga, Lisístrata liderou uma greve de sexo a fim de que os homens pusessem fim à guerra; na Revolução Francesa, os cidadãos de Paris, com o lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, se manifestaram em Versalhes para exigir o sufrágio feminino. A ideia de um dia internacional dedicado às mulheres surgiu no final do século XIX, um tempo convulso, marcado por um grande crescimento populacional, o que favoreceu o auge das ideias mais radicais e sociais.

Artigo relacionado: Sindicatos em Barcelona

A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio de igualdade entre homens e mulheres. Desde então, a ONU tem criado uma série de protocolos, normas e parâmetros para avaliar os níveis de igualdade e as carências existentes em cada país e região do mundo.

Foto por Visual Hunt

Com o passar dos anos, a ONU passou a promover a participação das mulheres, em igualdade de condições com os homens, em projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, paz, segurança e o pleno respeito aos direitos humanos. Apesar dos avanços, a verdade é que, em muitas partes do mundo, ainda falta um longo caminho para a concretização do empoderamento feminino e da igualdade de gênero.

Portanto, até que todas as mulheres tenham as mesmas liberdades e direitos que os homens, o 8 de março seguirá sendo o Dia Internacional da Mulher. Em Barcelona, será realizada uma série de atividades, que podem ser consultadas no site da Prefeitura de Barcelona.

Conheça o ShBarcelona

O que você pensa sobre o Dia Internacional da Mulher?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário