blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Os bairros de Barcelona

História do distrito de Sant Martí

Imagem de pessoas caminhando pela Rambla del Poblenou, em Sant Martí
Escrito por Rodrigo

O distrito de Sant Martí é um dos lugares mais interessantes de Barcelona. É composto por dez bairros, e é um dos maiores distritos da capital da Catalunha. Alguns de seus bairros são muito populares entre os turistas que visitam a cidade, entre os quais estão o bairro de Poblenou, da Vila Olímpica ou do Diagonal Mar i el Front Marítim.

As caminhadas perto do mar, suas praias, áreas modernas e de luxo, áreas de entretenimento, além dos excelentes restaurantes de culinária mediterrânea, são as principais marcas dessas áreas. O distrito de Sant Martí tem muito a oferecer, e neste artigo de ShBarcelona, ​​falamos um pouco sobre a história dessa região da capital catalã.

Artigo relacionado: Conheça o distrito de Sant Martí

Conheça a história de Sant Martí de Provençals em Barcelona

Imagem do Parc de Sant Martí

Foto por Visual Hunt

No início, o distrito de Sant Martí era um grande território com muitos poucos habitantes, localizado para além da muralha de Barcelona. Estendia-se do norte ao rio Besòs, e do mar ao Mont Carmel.

Antigamente, os atuais bairros de Poblenou e Besòs eram regiões pantanosas, pertencentes ao delta do rio Besòs. Pouco a pouco, a linha da costa foi recuada, e essas áreas foram urbanizadas até se tornarem o que são hoje, regiões de um dos maiores distritos de Barcelona.

Os romanos, os primeiros habitantes dessas terras, chamavam de ager provincialis as terras agrícolas próximas às colônias, responsáveis ​​pelo fornecimento de alimentos à cidade.

A construção de uma capela românica dedicada a Sant Martí de Tours acabou sendo a origem nome atual do bairro, Sant Martí de Provençals. Ao redor, foram construídas uma sagrera (um espaço ao redor das igrejas), masies (casas rurais) e uma pequena vila que, durante séculos, foi o centro populacional de Sant Martí.

Imagem de pessoas se divertindo ao ar livre na Plaça de les Glòries, em Sant Martí

Foto por Visual Hunt

Trata-se  do segundo maior distrito da capital da Catalunha, ​​mais especificamente com 221.029 habitantes (2005), do quarto em extensão (10,8 km²), o segundo em extensão urbanizada, e sexto em densidade populacional (20. 466 hab./km²).

O território é uma área plana que deságua na costa de Barcelona. No passado, rios e córregos corriam pela área (Riera del Notari, Torrent de la Milans, Torrent del Bogatell, Torrent de la Guineu, Riera de l’Horta …) que procediam das águas de Collserola, e deram nome a ruas e algumas zonas do distrito.

Artigo relacionado: As Festas de Sant Martí

Antes de 2006, o distrito era dividido em cinco zonas: La Verneda (ao norte), Clot-Camp de l’Arpa (ao oeste), Fort Pius (próximo ao Parc de la Ciutadella) ao sul, o Poblenou ao centro, com direção para o mar, e El Besós i El Maresme ao leste. Atualmente, o distrito é composto por dez bairros diferenciados:

Qual é o seu lugar preferido de Sant Martí? Envie-nos seus comentários!

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário