blog shbarcelona català   blog shbarcelona español   blog shbarcelona français   blog shbarcelona english   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona dutch   blog shbarcelona russian   blog shbarcelona italian
Residência

Horticultura em Barcelona

Escrito por Rodrigo

Barcelona é uma cidade cosmopolita, e isso significa muitas coisas, entre elas uma consciência ecológica muito mais desenvolvida do que em outros lugares. Muitos cidadãos da capital catalã sabem que as hortaliças cultivadas de forma totalmente natural têm mais sabor e são bem mais saudáveis. A única forma de estarmos certos de que o cultivo é completamente natural, sem agrotóxicos, é o controle individual. Cultivar nossas próprias frutas e verduras é uma tendência cada vez mais notável, e cada vez mais pessoas em Barcelona têm criado hortas urbanas em diferentes pontos da cidade, ou cultivado hortaliças em suas próprias casas. Neste artigo, ShBarcelona conta um pouco sobre a horticultura na Ciudad Condal.

Artigo relacionado: Produtos ecológicos em Barcelona

Cultivos ecológicos próprios, uma nova maneira de entender a alimentação

Foto por VisualHunt

A agricultura intensiva, em que são utilizados produtos químicos para que o cultivo prospere e atenda às necessidades de uma sociedade hiperconsumista e imediatista, tem vantagens e desvantagens. Claramente, trata-se de um tipo de agricultura orientada para o massivo abastecimento de produtos ante à grande demanda, com preços ajustados e sob rígidas medidas de segurança alimentar. Por outro lado, embora o nível de agrotóxicos encontrado em frutas e hortaliças esteja dentro dos números permitidos, muitos especialistas dizem que essa quantidade pode prejudicar a saúde caso o consumo seja contínuo. Além disso, muitos agricultores intensivos utilizam métodos para que o cultivo tenha uma amadurecimento mais rápido, o que acarreta em perda de sabor dos alimentos e, em muitas ocasiões, em perdas de muitos nutrientes.

Artigo relacionado: Onde comprar comida saudável em Barcelona

Foto por Pixabay

Por esse motivo, muitas pessoas optaram pelo consumo de hortaliças e frutas oriundas da agricultura ecológica. Apesar de mais caras, têm mais qualidade e são mais saudáveis que as da agricultura intensiva. Além disso, a agricultura orgânica tem sido para muitos cidadãos das grandes zonas urbanas um verdadeiro hobby. Não há nada melhor do que aprender a cultivar diferentes tipos de frutas e verduras, controlar seu processo de maturação, contemplar os estágios de evolução das hortaliças e observar o resultado do nosso trabalho. Nada pode ser mais prazeroso do que ter em nossa salada, por exemplo, as hortaliças que nós mesmos cultivamos.

Em Barcelona, há várias hortas urbanas, administradas pela Prefeitura, e são uma boa oportunidade para iniciar o cultivo próprio. Existe, entretanto, um requisito para o acesso à elas: são destinadas às pessoas com mais de 65 anos de idade. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas aposentadas, incentivando as interações com outros cidadãos, e propiciando uma tarefa que ocupe o tempo e seja uma fonte de satisfação. Para mais informações sobre horticultura em Barcelona, visite este endereço.

Tem uma horta em sua casa?

Sobre o autor

Rodrigo

Tradutor, professor de idiomas e redator do portal de notícias Aqui Catalunha, o primeiro em língua portuguesa exclusivamente dedicado à Catalunha.

Deixe um comentário